Tiago Casaleiro, consultor da nobox e enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica

Quando os conflitos entram num provador de roupa

01/18/2024

Será que usar o mesmo estilo de roupa em todas as situações da nossa vida faz sentido?

À partida, tendemos a adequar o nosso estilo à situação onde vamos estar: um jantar de gala, um evento desportivo, um momento em família, ou aquele momento em frente ao sofá. Não parece, mas estamos a falar de uma capacidade de nos adaptarmos às situações, o que também pode ser útil na gestão de conflitos.

O tema não é aconselhamento de imagem, mas sim a forma como habitualmente lidamos com os conflitos em contextos de saúde. Sabemos o impacto que os conflitos têm nos profissionais de saúde e já falámos de algumas formas de os analisar. Contudo, faz falta olhar para os estilos individuais ou abordagens perante os conflitos.

Para isto, quase como um consultor de imagem, pode ser útil refletirmos sobre o nosso próprio estilo e o estilo dos nossos colegas. Tal como explico aos meus formandos do curso da academia nobox, não reagimos todos da mesma forma perante um mesmo conflito e isso é bom, mas também pode ser mau.

Por exemplo, num contexto de uma reunião sobre alocação de fundos para uma ULS podem emergir os estilos mais variados: do colega que sente que a sua opinião não vai ser tida em conta e aceita tudo o que é decidido sem contrapor, ao colega que simplesmente não aparece na reunião, passando por aquele que claramente assume uma postura dominante que procura absorver todos os recursos para o seu projeto inovador, mas que implica atribuir menos fundos para outras áreas.

Numa posição conciliadora, pode ser que uma das pessoas advogue uma solução de compromisso, em que todos cedam um pouco, mas no fundo ninguém fica realmente com o que queria. É possível também que surja nessa reunião alguém que consegue pegar em diferentes ideias e potenciá-las. Ao dialogar e perceber as reais necessidades e motivações, talvez seja possível criar um projeto inovador com aquela área que estava a dominar a reunião e, mesmo assim, envolver os outros departamentos contribuindo para os seus ganhos; até mesmo daquele que não foi à reunião.

Conhecer estes estilos é o primeiro passo para lidarmos melhor com os desafios diários nos nossos contextos. Depois resta-nos perceber qual o estilo mais indicado para cada situação e para a equipa

Como vimos, não temos sempre de usar o mesmo outfit, mas temos de saber qual o mais adequado para o momento e os objetivos pretendidos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights