Fernando Tavares lidera Núcleo de Coordenação Nacional dos Programas de Rastreio de Base Populacional

1 de Fevereiro 2024

A Direção Executiva do SNS aprovou a constituição do Núcleo de Coordenação Nacional dos Programas de Rastreio de Base Populacional. O mesmo será coordenado pelo médico de saúde pública Fernando Tavares.

“A reestruturação organizacional em curso no Serviço Nacional de Saúde (SNS), decorrente da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 61/2022, de 23 de setembro, que aprova a lei orgânica da Direção Executiva do SNS (DE-SNS), I.P., e altera as competências atribuídas às ARS, aliado ao novo modelo de prestação de cuidados organizados em Unidades Locais de Saúde (ULS), obriga a recentrar a coordenação e gestão dos programas de rastreio de base populacional”, explica o documento enviado aos jornalistas.

Além do coordenador, o médico de saúde pública Fernando Tavares, integram o Núcleo de Coordenação Nacional dos Programas de Rastreio de Base Populacional: João Carlos Santos Reis, médico de saúde pública da ARSN, que substitui o coordenador da unidade nas suas faltas e impedimentos; João Manuel Rodrigues, enfermeiro de saúde pública da ARSN; Fábio Sousa Nunes, médico de saúde pública da ARSC; Rodrigo Marques, médico de saúde pública da ARSLVT; Vera Cruz, técnica superior da ARSN; Hugo Monteiro, médico de saúde pública da ARSN.

Algumas das atribuições do núcleo são: consolidar a implementação dos programas de rastreio de base populacional definidos como prioritários pela DGS; adotar medidas que promovam a harmonização de práticas nacionais e assegurem a qualidade e uniformização de procedimentos realizados no SNS, segundo as normas emanadas pela DGS; introduzir melhorias no processo de gestão de informação que permitam agilizar o apuramento de indicadores de atividade e resultado, em estreita colaboração com os SPMS.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights