Rei Carlos III diagnosticado com cancro

6 de Fevereiro 2024

O Rei Carlos III do Reino Unido vai suspender temporariamente as suas funções públicas, após lhe ter sido diagnosticado um cancro, anunciou esta segunda-feira o Palácio de Buckingham.

Num comunicado, o Palácio de Buckingham refere que “durante o recente tratamento hospitalar do Rei para o aumento benigno da próstata, foi registada uma questão separada de preocupação” e que “os testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro”.

O monarca “iniciou hoje um programa de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as suas funções [eventos] em público”, acrescenta o comunicado.

O anúncio não identificou o tipo de cancro que foi diagnosticado, mas salientou que não é cancro da próstata.

O Rei está “totalmente positivo” em relação seu tratamento, referiu, e “continuará a tratar dos assuntos de Estado e da documentação oficial como habitualmente”.

“Sua Majestade optou por partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa incentivar as pessoas a perceber melhor todos aqueles que, em todo o mundo, são afetados pelo cancro”, explicou o comunicado.

O Rei recebeu tratamento a hiperplasia (aumento benigno da próstata) num hospital privado no fim de janeiro e teve alta após três noites.

Em janeiro também foi revelado que a Princesa de Gales, Catherine Middleton, foi submetida a uma grande cirurgia abdominal no mesmo hospital e que também iria suspender os compromissos em público, sem explicar a gravidade do problema.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, desejou ao Rei “uma recuperação total e rápida”.

“Não tenho dúvidas de que ele estará de volta à sua força total em breve e sei que todo o país lhe deseja as melhoras”, escreveu na rede social X.

Também o líder da oposição, Keir Starmer afirmou que o Partido Trabalhista “deseja a Sua Majestade as maiores felicidades na sua recuperação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights