Santa Maria da Feira vai ter a partir de março um hospital veterinário

7 de Fevereiro 2024

Santa Maria da Feira terá em funcionamento a partir de março um hospital veterinário que, resultando de um investimento privado de três milhões de euros, funcionará 24 horas por dia e terá centro de imagiologia próprio.

“Este hospital veterinário vai ser o primeiro da região com equipamento para ressonância magnética e TAC, o que vem colmatar uma falha que identificámos no mercado, já que alguns consultórios e clínicas da zona até funcionam 24 horas por dia, mas não têm como realizar exames de diagnóstico e, ao mandarem o cliente fazê-los noutro local, acabam por atrasar o tratamento dos animais”, explica à Lusa a diretora do HospVet, Mafalda Andrade.

Com esses recursos de imagiologia disponíveis nas próprias instalações, a nova unidade veterinária quer garantir que os casos clínicos que aí derem entrada “terão todas as respostas necessárias dentro do mesmo edifício”.

Os recursos serão operacionalizados por uma equipa de sete médicos veterinários, seis enfermeiros e três auxiliares – todos escalados por turnos.

“Isso permite assegurar aos animais em internamento uma vigilância 24 horas por dia, o que também é diferenciador em relação a outros estabelecimentos da região”, salienta Mafalda Andrade.

A expectativa de Mafalda Andrade é que a nova unidade hospitalar facilite o socorro de animais a quem reside nos municípios que, em torno de Santa Maria da Feira, “só dispõem de alternativas idênticas no Porto ou em Aveiro”, a distâncias entre os 30 e os 100 quilómetros.

O hospital conta 2.300 metros quadrados de uma área bruta distribuída por três pisos com diferentes valências e um jardim interior.

Em caso de hospitalização, a capacidade de internamento é de 50 animais em simultâneo, sendo que a unidade terá áreas de pernoita distintas para cães e gatos e também estará apta a acolher os chamados “novos animais de companhia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights