Egas Moniz School of Health and Science lança primeiro curso de Mindfulness em Medicina Dentária

8 de Fevereiro 2024

A Egas Moniz School of Health and Science terá o primeiro curso em Portugal de Mindfulness em Medicina Dentária, que se vai realizar nos próximos dias 19 e 20 de abril.

Em comunicado de imprensa, a faculdade diz ter como objetivo dar aos participantes conhecimento e competências práticas para a redução e gestão de stress, assim como técnicas para aumentar a satisfação profissional e melhorar a relação da equipa de trabalho. Esta oferta formativa destina-se, essencialmente, a médicos dentistas e estudantes de medicina dentária, sendo que as inscrições já se encontram abertas.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a medicina dentária está identificada como uma profissão de alto risco de stress. Neste sentido, o curso, que terá uma carga horária de 16 horas, visa ensinar os profissionais e estudantes a técnica de Mindfulness, para que esta seja aplicada no seu dia a dia, tanto na sua saúde física, mental e emocional, como na sua relação com os pacientes, explica a faculdade.

A formação estará a cargo de André Mariz de Almeida, da Egas Moniz School of Health & Science, juntamente com Manuela Rodrigues, médica dentista que se dedica exclusivamente ao Mindfulness.

“A prática Mindfulness pode trazer vários benefícios para os profissionais da área, como a diminuição dos fatores de stress, o aumento da satisfação profissional, a relação da equipa de trabalho e pautar o trabalho do médico dentista pela excelência sem o ónus da pressão associada. Este curso pioneiro é uma oportunidade única para os que pretendam aprender e aprofundar uma prática antiga, que apresenta uma abordagem contemporânea e que pode vir a ter um grande impacto nas vidas profissionais e pessoais dos dentistas”, refere Manuel Rodrigues.

O curso terá uma vertente prática através da realização de exercícios e meditações, assim como um espaço de diálogo para trocar experiências, para que os profissionais e estudantes consigam aplicar estes ensinamentos em contexto clínico.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, o Mindfulness pode melhorar a memória, a regulação emocional, a saúde mental, o sistema imunitário e a qualidade de vida. Para além disso, um estudo de Oxford comprova que após aplicação desta prática regista-se uma redução de 40% dos principais causadores de stress, para além de contribuir para a prevenção e tratamento de doenças como a depressão, o burnout, a ansiedade e a síndrome do pânico, que chega a afetar cerca de 20% dos adultos portugueses e 25% dos adultos europeus.

A Egas Moniz School of Health & Science foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada no contexto dos ODS 1 e 3, respetivamente Saúde de Qualidade e Erradicar a Pobreza, entre as instituições de ensino privadas do país e como segunda no ranking nacional, no Impact Ranking do Times Higher Education.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano

O álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que este número permanece “inaceitavelmente elevado”, apesar da descida ligeira que tem registado nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights