Egas Moniz School of Health and Science lança primeiro curso de Mindfulness em Medicina Dentária

8 de Fevereiro 2024

A Egas Moniz School of Health and Science terá o primeiro curso em Portugal de Mindfulness em Medicina Dentária, que se vai realizar nos próximos dias 19 e 20 de abril.

Em comunicado de imprensa, a faculdade diz ter como objetivo dar aos participantes conhecimento e competências práticas para a redução e gestão de stress, assim como técnicas para aumentar a satisfação profissional e melhorar a relação da equipa de trabalho. Esta oferta formativa destina-se, essencialmente, a médicos dentistas e estudantes de medicina dentária, sendo que as inscrições já se encontram abertas.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a medicina dentária está identificada como uma profissão de alto risco de stress. Neste sentido, o curso, que terá uma carga horária de 16 horas, visa ensinar os profissionais e estudantes a técnica de Mindfulness, para que esta seja aplicada no seu dia a dia, tanto na sua saúde física, mental e emocional, como na sua relação com os pacientes, explica a faculdade.

A formação estará a cargo de André Mariz de Almeida, da Egas Moniz School of Health & Science, juntamente com Manuela Rodrigues, médica dentista que se dedica exclusivamente ao Mindfulness.

“A prática Mindfulness pode trazer vários benefícios para os profissionais da área, como a diminuição dos fatores de stress, o aumento da satisfação profissional, a relação da equipa de trabalho e pautar o trabalho do médico dentista pela excelência sem o ónus da pressão associada. Este curso pioneiro é uma oportunidade única para os que pretendam aprender e aprofundar uma prática antiga, que apresenta uma abordagem contemporânea e que pode vir a ter um grande impacto nas vidas profissionais e pessoais dos dentistas”, refere Manuel Rodrigues.

O curso terá uma vertente prática através da realização de exercícios e meditações, assim como um espaço de diálogo para trocar experiências, para que os profissionais e estudantes consigam aplicar estes ensinamentos em contexto clínico.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, o Mindfulness pode melhorar a memória, a regulação emocional, a saúde mental, o sistema imunitário e a qualidade de vida. Para além disso, um estudo de Oxford comprova que após aplicação desta prática regista-se uma redução de 40% dos principais causadores de stress, para além de contribuir para a prevenção e tratamento de doenças como a depressão, o burnout, a ansiedade e a síndrome do pânico, que chega a afetar cerca de 20% dos adultos portugueses e 25% dos adultos europeus.

A Egas Moniz School of Health & Science foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada no contexto dos ODS 1 e 3, respetivamente Saúde de Qualidade e Erradicar a Pobreza, entre as instituições de ensino privadas do país e como segunda no ranking nacional, no Impact Ranking do Times Higher Education.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights