NOVA Medical School lança bolsa para estimular a inovação na Luta Contra o Cancro

9 de Fevereiro 2024

A NOVA Medical School criou a "Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro", uma iniciativa que visa impulsionar a investigação translacional conduzida por equipas interdisciplinares dentro da Faculdade. 

De acordo com a instituição, o objetivo principal desta bolsa de investigação consiste em “promover o avanço do conhecimento sobre o cancro, melhorar os cuidados e serviços de saúde relacionados com doenças oncológicas, aumentar a qualidade de vida dos pacientes e fomentar a colaboração interna entre as equipas biomédicas e clínicas da NOVA Medical School”.

“A iniciativa tomada, em vida, por Ana Lázaro mostra-nos, a todos enquanto sociedade, que apoiar a ciência está ao nosso alcance. É o nosso dever poder contribuir para mais e melhor investigação. Esse tem sido sempre o papel da NOVA Medical School e esta Bolsa vai permitir dar ainda mais destaque ao trabalho dos nossos investigadores”, refere Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School.

A bolsa, que conta com um orçamento total de 210 mil euros será distribuída por três projetos de investigação no valor de setenta mil euros cada, atribuídos em três anos consecutivos, começando em 2024 e seguindo-se em 2025 e 2026.

Os projetos de investigação admitidos a concurso devem abranger diversas vertentes da área do Cancro, incluindo prevenção, diagnóstico/marcadores, terapia, cuidados e serviços de saúde, bem como a qualidade de vida dos pacientes com cancro e sobreviventes.

Os projetos devem ter uma duração máxima de 24 meses e devem ser propostos por equipas de investigadores biomédicos e clínicos afiliados à NOVA Medical School.

A “Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro” é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa luso-espanhola que destinou uma parte da sua herança à ciência, principalmente para avançar a investigação na área do cancro.

A abertura das candidaturas abriram no passado dia 4 de fevereiro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Antiviral oral previne morte pelo vírus Ébola em macacos infetados

Macacos infetados com o vírus Ébola foram tratados com um medicamento antiviral administrado por via oral, um avanço que pode abrir caminho para tratamentos mais práticos e acessíveis aos humanos, segundo um novo estudo norte-americano publicado na sexta-feira.

ULS Braga celebra um ano com mais de 1 milhão de consultas e rastreios oncológicos exemplares

No primeiro ano de integração dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Braga, mais de 1 milhão de consultas foram realizadas, 60 mil visitas domiciliárias efetuadas e 219 mil vacinas administradas. A ULS Braga superou as médias nacionais nos rastreios oncológicos, destacando-se como um modelo de excelência e proximidade na prestação de cuidados de saúde.

Papa com saúde estável e recupera “pouco a pouco”

O Papa Francisco apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”, segundo fontes do Vaticano, quando passam 29 dias do internamento do líder religioso no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights