Mais de 30.000 pessoas contestam em Espanha cortes e privatizações na saúde

16 de Janeiro 2023

Mais de 30.000 pessoas concentraram-se domingo no centro de Madrid, em Espanha, para exigir o fim dos cortes orçamentais e das privatizações nos serviços públicos de saúde, em particular na capital espanhola, adiantou um porta-voz do Governo Regional.

Ao som de tambores e cânticos, os manifestantes pediram mais dinheiro para os serviços públicos de saúde da região.

“Saúde pública sem solução”, “Saúde não se vende, Saúde defende-se” ou “Menos discursos e mais recursos” eram algumas das mensagens exibidas em cartazes pelos manifestantes.

Um grupo erguia uma faixa grande em que se lia “Não aos cortes e às privatizações, mas sim à saúde e aos serviços públicos”.

Os serviços de saúde da região de Madrid estão há anos sob “enorme pressão” devido à falta de recursos financeiros e de pessoal, obrigando cada vez mais pessoas a recorrerem às urgências dos hospitais.

Na semana passada, a Associação dos Trabalhadores dos Serviços de Urgência da SEMES – Sociedad Española de Medicina de Urgencias y Emergencias apontou que, na capital, estes serviços registaram um aumento de “10% a 20%” no número de pacientes atendidos.

A ADSP, que também representa os profissionais de saúde em Madrid, referiu que cerca de 300 pessoas esperam nos corredores pela disponibilização de uma cama.

Para expor as deficiências do setor de saúde pública em Espanha estão previstas greves e paralisações em oito das 17 regiões.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights