Idosos de Arouca recebem “Visitas Extraordinárias” contra a solidão e o vazio ocupacional

14 de Fevereiro 2024

Os idosos de Arouca que vivem sozinhos ou em situação de dependência que lhes inviabiliza a participação em atividades comunitárias de envelhecimento ativo vão passar a receber “Visitas Extraordinárias” com que a autarquia pretende combater o seu isolamento.

Recorrendo a uma designação que simultaneamente dá nome ao projeto em causa e reflete o espírito que a referida autarquia do distrito de Aveiro deseja incutir aos encontros, essas “Visitas Extraordinárias” estarão a cargo de uma gerontóloga que, em sessões individuais de 60 minutos, sempre no domicílio dos seniores sinalizados, irá desenvolver com eles vários trabalhos de estimulação física e cognitiva.

Até dezembro de 2025, o projeto abrange 60 pessoas com mais de 65 anos e prevê 10 visitas a cada uma deles, sendo que, para garantia de continuidade dos efeitos pretendidos, a autarquia da Área Metropolitana do Porto também realizará duas sessões com cada grupo de cuidadores desses seniores, para lhes ensinar a desenvolverem o mesmo trabalho autonomamente, na retaguarda.

“Há muito que preconizámos a necessidade de uma resposta direcionada aos idosos que se encontram em situação de dependência e que, por essa razão, não conseguem usufruir das oportunidades existentes na comunidade em termos de envelhecimento ativo e saudável”, declarou à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

Com um investimento de 32.250 euros, a autarquia quer assim garantir que “ninguém fica para trás” e que os conteúdos das sessões se ajustam ao seu destinatário concreto, já que “a gerontóloga estrutura a sua intervenção tendo em conta a vivência de cada sénior, a sua história de vida, os seus gostos e, em suma, a sua realidade”.

“Respeitando o envelhecimento no seu meio natural, estamos, portanto, a criar condições para que se envelheça no contexto doméstico real com dignidade e com qualidade de vida”, defendeu Margarida Belém.

Trabalhos artísticos, questionários culturais e exercícios de estimulação cognitiva e lúdica preenchem as sessões das “Visitas Extraordinárias” e, quando possível, serão complementados com “Oficinas digitais”, outra iniciativa que a Câmara de Arouca se propõe desenvolver para aumentar a literacia digital dos seus seniores mais isolados, ajudando-os a lidar com os recursos de comunicação e entretenimento disponíveis no telemóvel e na internet.

A presidente da câmara nota que, na maioria dos casos, o projeto abrange idosos que vivem sozinhos e apresentam debilidades físicas e ou cognitivas, mas refere que o universo de seniores a visitar também inclui alguns casais que, mesmo vivendo a par, se encontram em situação de grande isolamento.

“Há casos que evidenciam uma grande solidão e um grande vazio ocupacional e é isso que queremos combater”, conclui Margarida Belém.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights