Hospital de Braga obtém certificado de economia circular da ADENE

19 de Fevereiro 2024

O Hospital de Braga participou no eCIRCULAR, o novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE – Agência para a Energia, tendo obtido a classificação B.

Em comunicado, o Hospital de Braga, que integra a ULS de Braga, explica que o eCIRCULAR é um sistema para que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. Trata-se de um modelo abrangente, aplicável a múltiplos setores da sociedade, frisa o hospital.

O processo de avaliação das empresas resulta na atribuição de uma classificação, numa escala de F a A+, possibilitando uma análise da situação atual da entidade e quais as áreas que devem ser melhoradas.

O Hospital de Braga foi avaliado em 27 parâmetros diferentes, incluindo: recursos hídricos, recursos energéticos, materiais e práticas implementadas. Conseguiu obter a classificação B, com identificação de medidas para a passagem ao nível seguinte da classificação.

“Este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o ‘greenwashing’ e promovendo a sustentabilidade genuína”, refere Armanda Pereira, diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga. “Ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos”, reforça Armanda Pereira.

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e suas interfaces com outras políticas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights