Encontros da Primavera: congresso na área da Oncologia celebra 20.º aniversário este ano

20 de Fevereiro 2024

Évora acolhe este ano a 20.ª edição dos Encontros da Primavera, um congresso na área da Oncologia que, desde 2005, destaca a multidisciplinaridade do tratamento das doenças oncológicas, contando anualmente com cerca de 1000 participantes. Os resumos científicos podem ser submetidos até 26 de fevereiro.

Em dias de Encontros da Primavera, este ano entre 10 e 13 de abril no Évora Hotel, a cidade alentejana recebe oncologistas médicos, hematologistas, cirurgiões, radio-oncologistas, radiologistas, internistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, clínicos gerais e outros profissionais de saúde ligados à área da Oncologia.

O congresso salienta a estreita colaboração existente entre as especialidades cirúrgicas e médicas. Ao longo dos anos, o programa científico do evento tem mantido este desígnio integrando sessões de outras áreas, como a farmácia, psicologia, enfermagem, passando por associações de doentes, procurando sempre integrar não só os últimos avanços científicos como uma visão abrangente do tratamento oncológico, que exige uma convergência de esforços no sentido de mitigar o sofrimento dos doentes, contribuindo para uma vida ativa e plena da pessoa com cancro.

Os resumos científicos podem ser submetidos até à próxima segunda-feira, com os seguintes temas: Bexiga/Rim; Cabeça e Pescoço; Colorretal; Enfermagem; Estômago/Esófago; Farmácia; Ginecologia; Hematologia; Mama; Pâncreas/Fígado/Vias Biliares; Pele; Próstata; Pulmão; Sistema Nervoso Central; Terapêuticas de Suporte e Dor; Tromboembolismo; Tumores Raros. Pode consultar aqui o regulamento e, posteriormente, apresentar aqui o seu trabalho. Serão atribuídos prémios monetários às três melhores comunicações orais e aos três melhores posters.

O programa provisório encontra-se disponível neste link. O evento arranca com um curso pré-congresso que abordará o cancro do endométrio e, nos dias seguintes, terá múltiplas sessões dedicadas a diversos tipos de cancro, reabilitação cardio-oncológica, tromboembolismo, sobreviventes, saúde digital na enfermagem oncológica, doentes do tratamento ao fim de vida, assistência e inteligência artificial, entre outras. No cancro da mama, inclui uma sessão interativa para internos.

Pode inscrever-se a partir deste link.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights