Abertura de concurso para obras no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

22 de Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou esta quinta-feira que foi aprovada, por unanimidade, a abertura de concurso público para a empreitada de ampliação e requalificação do Centro de Saúde, um investimento de 2,5 milhões de euros.

“Estamos a dar um passo muito importante para a concretização de um investimento altamente estratégico na área da saúde, pois o projeto de modernização e ampliação do Centro de Saúde criará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, referiu o presidente da Câmara, José Francisco Rolo.

As obras no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, orçadas em cerca de 2,5 milhões de euros, serão financiadas a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o autarca do PS destacou o importante papel da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas negociações com o Ministério da Saúde, que permitiu que o financiamento deste equipamento, que inicialmente era de sensivelmente 1,2 milhões de euros, fosse aumentado em mais de um milhão de euros.

As obras contemplam a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos.

Serão criadas “novas condições de conforto e segurança para os utentes e profissionais de saúde”, assim como o aumento da eficiência energética do edifício e a melhoria dos aspetos relacionados com a acessibilidade.

A empreitada, que tem um prazo de execução de 548 dias, permitirá ainda o cumprimento das normas de dimensionamento e organização definido pelo Ministério da Saúde.

“Passará a ser possível, no âmbito das novas políticas de saúde programadas para a ULS [Unidade Local de Saúde] Coimbra, acolher em Oliveira do Hospital médicos estagiários e em fase de internato para a especialidade”, informou José Francisco Rolo.

Relativamente ao problema da falta de médicos, o autarca deixou ainda a garantia que continuará a fazer todos os esforços para encontrar soluções que deem resposta ao nível da prestação de cuidados de saúde para toda a população.

“Essa é a nossa grande prioridade”, acrescentou.

No âmbito do processo de transferência de competência na área da saúde para os municípios, está também sinalizada no PRR uma verba de 900 mil euros para obras de melhorias em extensões de saúde do concelho de Oliveira do Hospital, “estando já a ser elaborados os respetivos projetos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This