Abertura de concurso para obras no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

22 de Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou esta quinta-feira que foi aprovada, por unanimidade, a abertura de concurso público para a empreitada de ampliação e requalificação do Centro de Saúde, um investimento de 2,5 milhões de euros.

“Estamos a dar um passo muito importante para a concretização de um investimento altamente estratégico na área da saúde, pois o projeto de modernização e ampliação do Centro de Saúde criará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, referiu o presidente da Câmara, José Francisco Rolo.

As obras no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, orçadas em cerca de 2,5 milhões de euros, serão financiadas a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o autarca do PS destacou o importante papel da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas negociações com o Ministério da Saúde, que permitiu que o financiamento deste equipamento, que inicialmente era de sensivelmente 1,2 milhões de euros, fosse aumentado em mais de um milhão de euros.

As obras contemplam a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos.

Serão criadas “novas condições de conforto e segurança para os utentes e profissionais de saúde”, assim como o aumento da eficiência energética do edifício e a melhoria dos aspetos relacionados com a acessibilidade.

A empreitada, que tem um prazo de execução de 548 dias, permitirá ainda o cumprimento das normas de dimensionamento e organização definido pelo Ministério da Saúde.

“Passará a ser possível, no âmbito das novas políticas de saúde programadas para a ULS [Unidade Local de Saúde] Coimbra, acolher em Oliveira do Hospital médicos estagiários e em fase de internato para a especialidade”, informou José Francisco Rolo.

Relativamente ao problema da falta de médicos, o autarca deixou ainda a garantia que continuará a fazer todos os esforços para encontrar soluções que deem resposta ao nível da prestação de cuidados de saúde para toda a população.

“Essa é a nossa grande prioridade”, acrescentou.

No âmbito do processo de transferência de competência na área da saúde para os municípios, está também sinalizada no PRR uma verba de 900 mil euros para obras de melhorias em extensões de saúde do concelho de Oliveira do Hospital, “estando já a ser elaborados os respetivos projetos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

Reunião entre USF-AN e Ministério da Saúde Aborda Desafios do SNS

A USF-AN e o Ministério da Saúde realizaram uma reunião online para discutir desafios do SNS, incluindo contratação de médicos, PPP, e modelos de financiamento. Foram abordados 17 pontos, com foco em melhorias para os cuidados de saúde primários.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights