Teste rápido à malária vence primeiro prémio de programa da Universidade Nova

26 de Fevereiro 2024

Um teste rápido para diagnosticar a malária, doença que matou 600 mil pessoas em 2022, foi o projeto vencedor do programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, anunciou esta segunda-feira a instituição.

Modelos que permitem simular cirurgias em três dimensões e tijolos reciclados receberam o segundo e terceiros lugares, numa iniciativa que contou com mais mil alunos na 12ª edição.

A universidade destacou, em comunicado, que a malária é uma das doenças mais antigas do mundo, tendo sido contabilizados 249 milhões de casos em 2022.

O “Malaria Sense” é um teste rápido de diagnóstico em papel e assenta numa tecnologia que, com apenas uma gota de sangue, “deteta a malária em poucos minutos”.

“A solução de diagnóstico imediato e sustentável convenceu o júri composto por cientistas e empreendedores nacionais”, lê-se no documento.

Os alunos desenvolveram projetos tecnológicos e científicos, com vista a encontrarem “soluções concretas para problemas reais da sociedade”.

Uma plataforma de planeamento cirúrgico com modelos 3D (OperateInSight) e uma solução que transforma resíduos de construção em tijolos reciclados (WasteWise Innovations) mereceram também a distinção do júri.

O primeiro prémio tem um valor monetário de 2.000 euros, o segundo recebe 1.000 euros e o terceiro, 500 euros.

O Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT realizou-se ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos Fundos Europeus NextGeneration EU.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights