Endometriose: MulherEndo espera conseguir maior apoio do novo Governo

6 de Março 2024

A presidente da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo) falou, esta terça-feira, sobre a realidade portuguesa da endometriose numa reunião no Parlamento Europeu. A MulherEndo realçou que espera conseguir maior apoio do novo Governo.

A fundadora e presidente da direção da MulherEndo foi convidada a discursar na reunião para partilhar a experiência recente junto do Parlamento português, através da Petição Pública que a Associação entregou, em 2022, e que deu origem à instituição do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose e a uma recomendação ao governo para a criação de um grupo de trabalho sobre as patologias.

“Acreditamos que este envolvimento do Parlamento Europeu poderá ajudar-nos a conseguir que o Governo português demonstre maior interesse e participação na criação de uma estratégia efetiva e necessária de apoio às cerca de 350 mil mulheres que sofrem de Endometriose em Portugal. Esta reunião permitiu-nos criar laços e unir esforços com diversas Associações congéneres de outros países. Deste envolvimento conjunto sairá um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose a ser apresentada ao Parlamento Europeu.”, avança em comunicado Susana Fonseca.

A responsável apelou a um maior envolvimento do novo Governo na criação de uma estratégia de apoio às doentes de endometriose. Criar um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose foi uma das metas traçadas no encontro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This