Fujifilm lança nova tecnologia que promete revolucionar a deteção do cancro da mama

7 de Março 2024

A Fujifilm apresentou o seu novo equipamento de mamografia AMULET SOPHINITY™, que promete revolucionar a deteção do cancro da mama, no Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2024), que decorreu de 28 de fevereiro a 03 de março, em Viena.

Esta tecnologia, desenhada em conjunto com médicos líderes no setor, visa melhorar significativamente a precisão e a acuidade no diagnóstico e oferece maior conforto ao paciente sem comprometer a qualidade da imagem.

O cancro da mama é o tipo de cancro feminino mais comum na Europa, de acordo com a OMS, sendo responsável por 1 em cada 4 novos diagnósticos de cancro, com uma incidência estimada em mais de meio milhão em 2020, tornando-o na principal causa de morte por cancro nas mulheres.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença, de acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Através de tecnologia de ponta e preparada para o futuro, é possível melhorar estes resultados para os pacientes e mais vidas podem ser salvas através de um diagnóstico mais rápido. Isto assume maior importância numa altura em que se prevê que os diagnósticos de cancro aumentem 24% até 2035, ultrapassando as doenças circulatórias como principal causa de morte na EU.

A Fujifilm explica que o AMULET SOPHINITY™ é um sistema de mamografia digital de baixa dose, alta qualidade de imagem e fluxo de trabalho aprimorado com tecnologia de IA. Está equipado com um FPD do tipo conversão direta que utiliza um painel TFT4 desenvolvido com estrutura “Hexagonal Close Pattern (HCP)”. Fornece imagens de alta resolução com tamanho de pixel de 50µm. Além da Mamografia Digital com Contraste Melhorado (CEDM) para deteção e acompanhamento de lesões, o equipamento dispõe de tomossíntese de duplo ângulo com uma reconstrução de imagem nítida aprimorada que facilita a identificação de microcalcificações, bem como a observação de lesões que são difíceis de detetar devido à sobreposição de estruturas da glândula mamária. Ao aumentar o número de imagens de tomossíntese obtidas em comparação com o modelo anterior e ao aumentar a quantidade de informações utilizadas para a reconstrução da imagem, os artefatos gerados durante a reconstrução podem ser reduzidos, obtendo-se imagens mais nítidas.

Ainda de acordo com a Fujifilm, o sistema de mamografia digital AMULET SOPHINITY™ está equipado com a função de posicionamento chamada “Positioning MAP”, que foi recentemente desenvolvida usando tecnologia IA. As linhas da pele (contorno da pele do peito) e as posições dos mamilos extraídas da imagem mamográfica anterior são projetadas na superfície do detetor/compressor como um guia para o mesmo posicionamento da imagem mamográfica anterior. Assim, conseguem-se imagens que podem ser comparadas de forma precisa com exames anteriores. No caso de um primeiro exame, as imagens dos lados opostos podem ser invertidas e projetadas na superfície do detetor/compressor para comparação da mama esquerda e direita. Graças ao “Positioning Map” reduz-se o tempo e o esforço necessários para alinhamento de imagens e outras tarefas de leitura, melhorando o fluxo de trabalho tanto no posicionamento como na leitura.

Este sistema suporta ainda a análise de posicionamento do paciente baseada em IA, para identificar qualquer tipo de desvio de acordo com os critérios das diretrizes de posicionamento.

O próprio design e funções do AMULET SOPHINITY™ são patient friendly. O formato curvo do detetor que se adapta ao formato do corpo está presente na frente do detetor para aliviar a sensação de desconforto durante os exames, bem como a função de controlo automático de redução de pressão “Comfort Comp”, que visa reduzir a dor durante a compressão da mama, é fornecida de base com o equipamento, destaca a Fujifilm.

Masaharu Fukumoto, Managing Director, Fujifilm Healthcare Europe, afirma: “Estamos muito satisfeitos por lançar o sistema de mamografia digital AMULET SOPHINITY™ no ECR 2024, onde apresentámos as nossas soluções de tecnologia médica pioneiras, abrangentes e inovadoras. O sistema de mamografia digital AMULET SOPHINITY™ não é apenas um produto, é uma plataforma que irá abrigar todas as técnicas mamográficas num só lugar. Este é o primeiro capítulo da nova plataforma, que pode garantir que os pacientes tenham clareza e confiança no diagnóstico.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights