Associação assinala Dia Mundial do Sono com atividades de sensibilização

16 de Março 2024

A Associação Portuguesa de Sono assinalou o Dia Mundial do Sono (APS) com atividades de sensibilização por todo o país.

A associação organizou um conjunto de atividades em vários pontos do país, com o intuito de promover uma maior consciencialização sobre a qualidade do sono e alertar para as questões relacionadas com os distúrbios do sono.

Na cidade do Porto, destaca-se a exibição do documentário “Apneia”, produzido a partir de uma colaboração entre a APS, Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet, que aborda a síndrome da apneia obstrutiva do sono. 

Em Lisboa, Coimbra e Porto, destaca-se a série animada “Um Bom Sono Sob as Estrelas”, um projeto que visa reforçar a importância da higiene do sono. Este projeto foi desenvolvido pelo CNC-UC e pelo UC-Exploratório e conta com a participação da premiada ilustradora Cristina Sampaio. Foi financiado pela Resmed Foundation e Gasoxmed.

A destacar ainda o inovador concurso de vídeos “Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global”, destinado a crianças e jovens a frequentar os 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para as desigualdades que impedem que todos possam seguir as recomendações de higiene do sono e para a importância da saúde do sono, incentivando a expressão artística e a reflexão sobre o tema.

O concurso, promovido pelo CNC-UC e APS, decorre de 15 de março a 15 de abril, podendo o regulamento ser consultado aqui

A Câmara Municipal de Lisboa também irá promover um conjunto de atividades  até 22 de março, onde se enquadra o encontro “Sono de qualidade para todos por uma melhor saúde global”, marcado para o dia 20 de março, entre as 14h e as 17h. Paula Pinto, da Direção da APS, será a palestrante desta apresentação. 

“A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. Esta campanha de sensibilização enfatiza que dormir mal causa várias doenças e tem consequências na qualidade de vida presente e futura, pelo que é fundamental adotar uma correta higiene do sono”, conclui Daniela Sá Ferreira.

O CNC-UC e a APS têm sido premiados anualmente, desde 2018, pela World Sleep Society, relativamente às iniciativas diferenciadoras que têm sido implementas em Portugal, o que demonstra a criatividade e relevância das ações de sensibilização para a população.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights