O que é que a saúde oral e o sono têm em comum?

16 de Março 2024

No âmbito do Dia Mundial do Sono, a Impress destacou a relação entre a saúde oral e o sono, bem como três dicas para se conseguir um descanso profundo, todas as noites.

A expressão comum “durmo quando estiver morto”, pode parecer inofensiva, mas reflete uma tendência preocupante na nossa sociedade contemporânea. O sono desempenha um papel fundamental para o equilíbrio físico e mental e a sua ausência, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade, pode desencadear uma série de problemas, desde distúrbios como ronco, bruxismo e apneia, até questões mais graves como doenças periodontais.

Assim, e para ajudar a alcançar um sono de qualidade, a Impress, clínica líder em ortodontia invisível na Europa, destaca três mandamentos que representam mais do que simples conselhos, mas sim compromissos que, quando adotados, podem transformar a experiência noturna de qualquer pessoa e elevar a qualidade do descanso. Segui-las pode ser a diferença entre uma noite de sono tranquila ou passar a noite às voltas na cama:

1 | Evitar o sedentarismo: É sabido que o exercício físico reduz o risco de doenças cardíacas, cancro do cólon, osteoporose, hipertensão, colesterol alto e uma série de outros distúrbios. Mas qual é a sua ligação com a saúde oral? Um relatório do Journal of Dentistry comprovou que as pessoas que praticam exercício físico regularmente tinham um risco 54% menor de contrair periodontite. Também o Journal of Periodontology demonstrou que as pessoas com um índice de massa corporal mais baixo e que praticam a quantidade recomendada de exercício tinham 40% menos probabilidades de desenvolver doenças gengivais. Posto isto, a prática regular de exercício físico durante o dia é benéfico tanto para a saúde oral como para o sono, pois promove o relaxamento e está relacionada com um menor número de episódios de apneia durante a noite, o que contribui para um sono mais tranquilo e revigorante. Contudo, é de notar que, para garantir um sono eficaz, é de evitar a prática de exercício físico próximo da hora de dormir. Neste horário, é preferível recorrer a técnicas como meditação e acupuntura, que demonstraram ser eficazes na modulação do sistema nervoso, promovendo assim um sono mais tranquilo e reparador.

2 | Evitar o tabaco, o álcool e a cafeína: O bruxismo noturno, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, pode causar danos aos dentes e à mandíbula, além de perturbar o sono, levando a despertares frequentes durante a noite, deixando a pessoa cansada pela manhã. Este problema está associado a diversos fatores, entre eles, o tabagismo e o consumo de cafeína ou álcool, razão pela qual se recomenda que seja evitado, sobretudo para quem é mais sensível ao seu efeito estimulante, contribuindo assim para uma melhor qualidade do sono.

3 | Informar-se junto de um profissional: A má oclusão, um problema de saúde oral comum, pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de distúrbios do sono, como o ronco, a apneia do sono e a insónia. Quando os dentes não estão alinhados corretamente, causam pressão na língua e na garganta, obstruindo a passagem do ar durante o sono. Como resultado, é comum ocorrerem roncos altos e frequentes interrupções no sono, o que pode levar a noites mal dormidas e à redução da qualidade do descanso. Nestes casos, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional para encontrar o equilíbrio certo para as necessidades de descanso e manter uma boa saúde oral, física e mental.

Alina Pereira, Medical Regional Manager da Impress em Portugal, refere que”a relação entre a saúde oral e a qualidade do sono é um tema fascinante, mas muitas vezes subestimado, fazendo com que os seus efeitos para a saúde sejam ignorados. O facto é que cuidar dos dentes e das gengivas garante um sorriso bonito, mas também pode ter um impacto significativo na qualidade do sono. Infeções na gengiva, como a periodontite, podem resultar em inflamação crónica, que por sua vez, está associada a problemas de sono, incluindo insónia e sonolência excessiva durante o dia. E claro, qualquer tipo de dor na boca, como cáries não tratadas, abcessos ou feridas na mucosa, podem dificultar o sono, pois a dor constante pode dificultar ou mesmo impedir o descanso.”

“A negligência dos cuidados de saúde oral, como a higiene oral inadequada e a falta de visitas regulares ao dentista, pode resultar em cáries, doenças gengivais e outras condições que podem causar dor e desconforto, interferindo com a qualidade do sono”, acrescenta.

A Impress tem desempenhado um papel ativo na promoção da saúde oral ao educar os pacientes sobre a relevância dos hábitos de higiene bucal, por meio de tratamentos inovadores que integram experiência médica e tecnologia de ponta, que salvam muitos sorrisos. Em apenas quatro anos, tornou-se líder europeia no setor, com mais de 160 clínicas em sete países, atendendo a mais de 60.000 pacientes satisfeitos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights