O evento anual irá decorrer na unidade de Lisboa do CNS e destina-se a todos os profissionais e investigadores da área da saúde que tenham interesse no debate multidisciplinar dos desafios relacionados com o envelhecimento. Das 10h às 17h15, serão abordados, por especialistas na área da saúde, economia, sociologia e política, dois grandes temas: o que se prevê para Portugal em 2030-40 e como impedir ou atrasar o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento.
Os desafios de saúde colocados pelo envelhecimento da população são multifacetados e exigem uma abordagem abrangente para desenvolver soluções eficazes. Uma das principais preocupações associadas à longevidade é o aumento da prevalência de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, artrite ou as demências, que afetam a autonomia dos doentes e a participação na sociedade, tanto de doentes, como de familiares. Enfrentar estes desafios exige colaboração em vários campos, incluindo saúde, sociologia, economia, política e tecnologia. Só um debate multidisciplinar permite uma compreensão holística dos fatores complexos que influenciam a saúde e o bem-estar dos idosos, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias para promover o envelhecimento saudável, melhorar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde numa sociedade envelhecida, defende o CNS.
Para participar no congresso, é necessário realizar a inscrição, através do site do CNS: http://www.cnscampus.com/pt. As inscrições podem ser feitas até ao dia 8 de abril.
PR/HN
0 Comments