ULS de Braga inicia processo de reacreditação

19 de Março 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou esta segunda-feira o processo de renovação da Acreditação Global e Certificação ISSO 9001 do Hospital de Braga para 2024-2027, por parte do Caspe Healthcare Knowlodge System (CHKS).

A reacreditação da instituição de saúde avalia e reconhece os processos e padrões de qualidade, de acordo com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente.

Durante todo o processo de reacreditação e certificação, até final de novembro de 2024, serão avaliados mais de dois mil critérios, envolvendo mais de 65 serviços clínicos e não clínicos. Ao longo de todo o período, realizar-se-ão dois momentos de auditoria interna relacionadas com processos/circuitos, de forma a avaliar as práticas regulares do tratamento ao utente, que servirão de teste para o momento de auditoria de avaliação externa, prevista para final de novembro.

“A renovação da Acreditação Global do Hospital de Braga cumpre o 8.º ciclo, e vem reforçar a posição de excelência do hospital na área da saúde, agora integrado na ULS de Braga”, referiu Marco Sameiro, coordenador do Gabinete de Qualidade do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia da ULS de Braga.

Gonçalo Alves, enfermeiro diretor da ULS de Braga, realçou o impacto positivo que a reacreditação pode trazer à instituição, e assegura o sentimento de pertença de todos os profissionais, que serão envolvidos desde logo. “O compromisso coletivo é possível pelo esforço de todos, que terão um papel fundamental no desenvolvimento deste processo, fomentado pelo rigor e espírito crítico de todos, com vista a boa construção dos pilares que edificam a nossa instituição”.

O primeiro processo de acreditação iniciou-se em 2001, tendo sido obtido em 2004, na altura no Hospital de S. Marcos, atribuída pelo King’s Fund, atualmente CHKS.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM defende transição faseada para vínculos estáveis no SNS

O Sindicato Independente dos Médicos afasta a possibilidade de convocar uma greve sobre o regime dos tarefeiros, reconhecendo o seu papel no SNS. A estrutura sindical alerta, no entanto, para o precedente perigoso de negociar com estes prestadores sem enquadramento legal, defendendo antes medidas que tornem a carreira hospitalar mais atrativa face a uma despesa que ronda os 300 milhões de euros anuais

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights