Província do centro de Moçambique regista 14 casos de cólera

21 de Abril 2022

As autoridades de saúde da Zambézia, centro de Moçambique, registaram 14 casos de cólera naquela província, após três anos sem a doença, anunciou hoje fonte oficial.

Os casos foram notificados entre os dias 4 e 14 deste mês, 13 dos quais no distrito de Mopeia e um em Morrumbala, disse Isaías Marcos, médico chefe na província da Zambézia, em declarações a jornalistas.

Segundo o responsável, foram colocadas tendas em algumas unidades hospitalares para os doentes, além de se terem “reforçado equipas de apoio” para a sua assistência.

“Estamos a intensificar as atividades nas comunidades, sensibilizando as pessoas sobre boas práticas, entre as quais a boa conservação dos alimentos, tratamento da água, lavagem das mãos e outros”, referiu o médico chefe.

De acordo com a fonte, foram registados 126 casos cumulativos de doenças diarreicas na Zambézia, incluindo a cólera, e as autoridades avançaram que se está a monitorizar e a assistir à população para que “não se registem óbitos”.

As autoridades moçambicanas anunciaram na terça-feira o registo de três casos de cólera que se suspeita estarem ligados a consumo de água imprópria após inundações no vale do Zambeze, na província de Sofala, também no centro de Moçambique.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida – sendo causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados por falta de redes de saneamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights