Sistema robótico da Vinci SP recebe marcação CE

21 de Março 2024

A Intuitive Surgical anunciou a aprovação da marcação CE para o seu sistema cirúrgico da Vinci SP. Este sistema robótico permite a realização de procedimentos complexos minimamente invasivos através de uma única incisão.

Implementado a partir de 2018 nos EUA e a partir de 2022 no Japão, o sistema robótico da Vinci SP permite a realização de procedimentos cirúrgicos complexos através de uma única incisão, ou de um acesso natural, integrando tecnologia robótica de ponta, visão 3D e controlo avançado para otimizar a precisão no bloco operatório. Esta inovação não só beneficiará os doentes ao reduzir os tempos de recuperação, cicatrização e internamento hospitalar, como também proporcionará aos cirurgiões instrumentos de vanguarda para melhorar os resultados cirúrgicos, sublinha o comunicado de imprensa.

Pablo Díez, diretor-geral da Excelência Robótica, em Portugal, acrescenta: “A obtenção da marcação CE para o sistema robótico da Vinci SP marca um antes e um depois na cirurgia europeia. Não estamos a falar apenas de um avanço tecnológico, mas de uma mudança profunda na forma como a cirurgia é concebida e realizada. Para os pacientes, cirurgiões e todo o sistema de saúde, este sistema representará uma melhoria substancial na qualidade, eficiência e resultados dos procedimentos cirúrgicos”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights