Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto: 15 anos junto das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica

22 de Março 2024

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo este mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Fundado em 2009, o C.A.S.O. Porto é um projeto assente na convicção de que a saúde oral é um direito humano fundamental. Esta iniciativa foca-se em melhorar a saúde oral das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da intervenção médico-dentária e do acompanhamento psicossocial promovendo a reintegração social.

Ao longo dos últimos 15 anos, o C.A.S.O. replicou a sua intervenção em mais três municípios de Portugal, contando já com cinco respostas socias. Mais do que prestar cuidados de saúde, o projeto dispõe de uma equipa multidisciplinar, transversal a várias áreas, permitindo apoiar os seus beneficiários no seu processo de mudança e na quebra do ciclo de pobreza.

“Neste período, acompanhámos cerca de 6900 pessoas e tivemos o privilégio de testemunhar o impacto positivo da nossa intervenção nas suas vidas. Até ao momento realizámos 37.913 consultas e 48.625 tratamentos”, afirmou Catarina Marinho, coordenadora do C.A.S.O. Porto. Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir, acrescenta: “É um orgulho alcançar este marco de 15 anos. Continuamos a contar com o apoio dos voluntários, parceiros institucionais e mecenas, sempre com o compromisso de levar a saúde oral às pessoas com maior vulnerabilidade socioeconómica.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dar a Volta à DII: Saúde Mental e Intestinos

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

Miguel Raimundo: “A endometriose não impede o sonho de ser mãe”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Miguel Raimundo, Médico Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e PMA, aborda os desafios da endometriose e os avanços na fertilização in vitro (FIV), destacando que “a FIV é um avanço muito importante para concretizar o sonho da maternidade, mesmo em casos graves.

Oferta de residências sénior apenas satisfaz 4% das necessidades em Portugal

As residências sénior em Portugal enfrentam uma ocupação quase total, com 70% das unidades a operarem a 100% da capacidade. A pressão da procura, impulsionada pelo envelhecimento populacional, levou a aumentos de preços superiores a 5% em 25% das residências, enquanto as listas de espera continuam a crescer, refletindo a escassez de vagas e a necessidade de mais investimentos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights