Sindicato Independente dos Médicos elege hoje Nuno Rodrigues como secretário-geral

23 de Março 2024

O XIV Congresso do Sindicato Independente dos Médicos decorre hoje, em Peniche, e será marcado pela eleição de Nuno Rodrigues como secretário-geral, substituindo no cargo Jorge Roque da Cunha, que liderou o sindicato nos últimos 12 anos.

No congresso, serão eleitos os órgãos sociais do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) para o triénio 2024-2027 e o novo secretário-geral.

Jorge Roque da Cunha, que está no SIM desde a sua fundação em 1979, assumiu a liderança do sindicato em 2012, cargo que deixa agora, após quatro mandatos.

Em entrevista à Lusa, Roque da Cunha disse que sai com a sensação de dever cumprido e a “convicção profunda” de que um cargo de responsabilidade “não é eterno”.

“É uma decisão que foi tomada e tenho a certeza que tal como o meu antecessor entregou o SIM, entre aspas, em melhores condições do que aquele que o recebeu, eu não tenho qualquer dúvida que a herança que deixo aos meus colegas é melhor do que aquela que eu recebi. É esse o nosso papel que é um papel essencial na sociedade”, declarou o dirigente sindical.

Sobre o futuro secretário-geral, o sindicalista disse que é “médico de saúde pública, com muita experiência em termos negociais”, e que “é uma mais-valia para o sindicato”, integrando o Secretariado Nacional desde 2018.

Relativamente ao congresso, adiantou que Nuno Rodrigues, médico na Unidade Local de Saúde (ULS) Oeste, irá apresentar o seu programa que “é de continuidade”.

“Tem algumas coisas novas, não só melhorar a nossa capacidade de comunicação, mas fundamentalmente não perder o foco na nossa capacidade de diálogo, de procura de soluções e de entendimentos” para que os médicos possam ter uma perspetiva de carreira que evite o recurso cada vez maior a prestadores de serviço.

O secretário-geral cessante está convicto de que Nuno Rodrigues, 41 anos, e a sua equipa irá “continuar e melhorar” o trabalho feito.

“Estou convicto que daqui a três anos quando o meu colega Nuno Rodrigues fizer esse balanço estará em melhores condições do que estamos hoje em relação às condições de trabalho dos médicos que é essencial que possa acontecer, porque de outra forma, esta situação é perfeitamente insustentável”, rematou Roque da Cunha à Lusa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights