Mulher que fingiu ter cancro para burlar condenada a pena suspensa

25 de Março 2024

O Tribunal de Évora condenou a cinco anos de prisão com pena suspensa uma mulher acusada de ter fingido ter cancro para burlar o então companheiro e ficado com dinheiro de um lar e de uma utente.

Na leitura do acórdão, realizada esta tarde, a juíza que presidiu ao coletivo que julgou o caso, Carla Celeste Mendonça, afirmou que o tribunal deu como parcialmente provados os factos que constavam na acusação do Ministério Público (MP).

Segundo a presidente do coletivo, a arguida foi condenada por dois crimes de burla qualificada, um de abuso de confiança e um de falsificação de documentos, sendo absolvida de um crime de abuso de confiança.

A mulher, de 33 anos, foi assim condenada a uma pena única de cinco anos de prisão suspensa por igual período, indicou a magistrada.

De acordo com a juíza, o tribunal decidiu ainda aplicar como condição de suspensão uma indemnização a pagar pela mulher aos três lesados (o antigo companheiro, o lar onde trabalhava e uma utente), que, no final dos cinco anos da pena, totaliza 15 mil euros.

A arguida também vai ter que pagar cerca de 25 mil euros ao antigo companheiro, 33 mil a uma utente e seis mil à associação que gere o lar, por danos patrimoniais, além de 2.500 euros ao ex-companheiro e à utente, por danos morais.

Dirigindo-se à arguida após anunciar a decisão do tribunal, a magistrada afirmou que a mulher “não tinha o direito a fazer isto” ao ex-companheiro, vincando que “enganou pessoas que trabalhavam” com ela e que “a tratavam como uma filha”.

“Abala todas as pessoas que virem as notícias” sobre o caso, pois “quando houver um peditório” para doentes oncológicos “as pessoas que tiveram contacto com esta situação vão questionar se é verdade”, sublinhou.

A juíza lembrou que o tribunal deu como provado que a arguida fez um corte na própria mama para simular uma operação e que foi o então companheiro que lhe fez o penso, tendo ainda recordado que houve pessoas que acenderam velas e mandaram rezar missas por ela.

Ficou ainda demonstrado em julgamento que a mulher rapou o cabelo e arrancou as próprias unhas para simular os efeitos dos tratamentos de quimioterapia e falsificou faturas da Fundação Champalimaud para mostrar ao ex-companheiro.

No lar da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), onde foi assistente social, diretora técnica e animadora, apropriou-se de valores das mensalidades pagas por vários utentes do lar e de uma utente que lhe confiou a conta bancária.

O tribunal não deu como provado que a arguida padece de uma doença do foro psicológico, como a sua defesa sustentava, e até extraiu uma certidão para uma médica ser investigada por falsificação de um documento relacionado com essa argumentação.

À saída do tribunal, o advogado do ex-companheiro, Rui Pinto Gonçalves, elogiou o trabalho feito pelo tribunal à exceção da pena aplicada à arguida, que, no seu entendimento, “é o equivalente à absolvição”.

“Ainda não li o acórdão, mas quanto à medida da pena tenho muita vontade de recorrer”, salientou.

Assinalando que a arguida “nunca irá pagar um cêntimo” das indemnizações, o causídico previu que a mulher vai “juntar sucessivos requerimentos a dizer que não tem hipótese de pagar e a pena vai acabar por ser declarada extinta”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights