Frederick Barrett marca presença no 4º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”

28 de Março 2024

Frederick Barrett, neurocientista, e diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA, marca presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL, que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto.

A sua intervenção, na manhã do dia 6 de abril, será focada na evidência circunstancial e empírica que sugere que as substâncias psicadélicas podem ser moduladores poderosos (possivelmente intensificadores) da criatividade.

Na sua intervenção, Barrett irá demonstrar que a improvisação musical é uma forma de manifestação artística duradoura com uma rica história de produção criativa, fornecendo um modelo para o estudo da neurociência da criatividade.

Explorará ainda evidências de alteração psicadélica da criatividade, bem como proporá uma abordagem para o uso combinado de música e substâncias psicadélicas como ferramentas para a investigação da base neural da criatividade.

Frederick Barrett usa música e intervenções farmacológicas, juntamente com medidas comportamentais, testes computadorizados e técnicas de imagem cerebral, para explorar a base neural do funcionamento emocional e dos estados alterados de consciência. O seu trabalho de investigação atual centra-se nos efeitos agudos e de longo prazo dos alucinógenos na cognição, emoção e função cerebral.

“Frederick Barrett tem investigado os efeitos das substâncias psicadélicas como indutoras de estados de intensa espiritualidade e de aumento da produtividade criativa. O seu trabalho está totalmente alinhado com o tema central do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que mais uma vez prima pela excelência dos oradores convidados, oriundos de diferentes partes do mundo, mas com um denominador que os une: o gosto pelo estudo desta notável característica da cognição humana”, sublinha Miguel Castelo-Branco, neurocientista, membro da comissão organizadora do Simpósio.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights