Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

28 de Março 2024

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

No documento a que a Lusa teve acesso, o presidente da FAPPC, Rui Coimbras, explica a Luís Montenegro terem perdido “nas diversas e muito distintas áreas da deficiência um ano e meio de possíveis e mais que necessárias mudanças”.

“Fizemo-lo junto do Governo mas, também, junto da CNIS [Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade]. Quase sempre com resultados nulos”, escreve o dirigente, lamentando que “questões fulcrais e muito graves, algumas que são arrastadas sem mudanças, correções e decisões há quase uma década. Sublinhe-se: há quase uma década!”.

No conjunto de áreas e de medidas que carecem de urgente intervenção, a FAPPC defende a continuidade da Secretaria de Estado da Inclusão, considerando “relevante” a indicação de uma pessoa com “vontade de trabalhar, conhecimento, sensibilidade para a área e, principalmente, que venha a ter disponíveis os mais que necessários recursos financeiros”.

A “urgente revisão dos critérios da lei da reforma antecipada para as pessoas com deficiência, fazendo-se a distinção dos conceitos de doença (quantas das vezes temporária) e de deficiência (que é permanente), a uniformização dos direitos das pessoas com deficiência nas diversas áreas, sem distinção entre continente e regiões autónomas e a promoção da estabilidade dos Acordos e/ou a plurianualidade dos Centros de Recursos para a Inclusão” figuram também na lista enviada ao primeiro-ministro.

A federação quer também a revisão do financiamento dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), sem qualquer alteração/correção há já quase uma década, e o desenvolvimento de políticas na área da formação e emprego, criando um Grupo de Trabalho para estudar medidas que garantam a continuidade dos apoios a médio/longo prazo, revendo, em paralelo, o custo hora por formando, prossegue o documento.

Passar de 12 para 14 as prestações dos Acordos da Segurança Social e o voto acessível, confidencial e universal, acompanhado do propósito de serem recebidos pela Primeira Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, pendente desde 2018, conclui a lista de medidas enviadas ao chefe do futuro governo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights