NOVA apela a reflexão sobre desafios globais mais prementes na 9.ª edição das Conferências do Estoril

28 de Março 2024

‘Time to ReThink’ é o tema da 9.ª edição das Conferências do Estoril, no Campus de Carcavelos da NOVA SBE, nos dias 24 e 25 de outubro. Paz, políticas, planeta, inteligência artificial & tecnologia e longevidade são os cinco pilares que vão orientar a reflexão.

Sob organização da Nova SBE e da NOVA Medical School, as Conferências do Estoril contam este ano, pela primeira vez, com a parceria do Digital Data Design Institute de Harvard (D^3), dedicado ao estudo do impacto das novas tecnologias no mundo e que se junta à coorganização do evento com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal.

“2024 é um ano de transformação profunda – desde a II Guerra Mundial que não havia tantos conflitos armados e guerras devastadoras (Nações Unidas, 2023). Neste ano haverá mais eleições e consequentes mudanças geopolíticas (The Economist, 2023) e a transição demográfica intersecta todas as alterações e transições, pois a partir deste ano a população com mais de 65 anos começa a ultrapassar a população com menos de 18 anos (OMS, 2023). A tecnologia e a inteligência artificial (IA) continuam em desenvolvimento exponencial, ao mesmo tempo que a degradação ambiental atinge níveis alarmantes, com seis dos nove limites planetários já ultrapassados (Science, 2023)”, lê-se no comunicado de imprensa.

As Conferências do Estoril 2024 propõem um debate incisivo e abrangente sobre os desafios mais prementes e com mais impacto no futuro, na certeza de que é imperativo reavaliar o nosso pensamento e ações para impulsionar o progresso coletivo.

“Renovamos, nesta edição das Conferências do Estoril, o nosso compromisso de inspirar a sociedade a promover um mundo melhor. Queremos reafirmar o nosso papel e contribuir mais uma vez para a ação que melhora a vida das pessoas, em todas as suas vertentes”, refere a diretora executiva das Conferências do Estoril, Laurinda Alves.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights