Coimbra lidera estrutura nacional com a ambição de alavancar ensaios clínicos

3 de Abril 2024

O consórcio PtCRIN (Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica), cuja sede mudou para Coimbra em março, pretende nos próximos anos alavancar vários projetos de investigação e ensaios clínicos académicos de iniciativa de investigadores portugueses.

O anúncio foi feito na terça-feira à tarde, em conferência de imprensa, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, sede da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, que é parceira nesta estrutura nacional, juntamente com a Universidade de Coimbra (UC).

“Esta infraestrutura só pode existir com bons alicerces locais [ULS e Universidade de Coimbra]. A PtCRIN vai ter uma gestão associada a Coimbra a trabalhar para o país”, salientou o neurologista João Sargento Freitas, que desde o mês passado dirige aquele organismo, criado há 10 anos.

Segundo o médico e professor auxiliar na Faculdade de Medicina da UC, a primeira missão “é dar continuidade a todo o ótimo trabalho que já foi feito durante estes anos e estruturar esse trabalho desenvolvido”.

“Depois, dentro dos muitos desafios que temos, porventura o principal, é alavancar ensaios clínicos de iniciativa de investigadores sediados em Portugal”, sublinhou o coordenador da Unidade de AVC da ULS de Coimbra.

Salientando que existem os ensaios clínicos da indústria farmacêutica, “que são muitos importantes”, João Sargento Freitas reconheceu que o “calcanhar da nossa investigação nacional é o ensaio clínico dos investigadores e académicos”.

“Esse será um dos principais desafios, não será o único, e se conseguirmos aqui criar as condições para que a nossa rede de infraestrutura e toda a capacidade intelectual e científica do país consiga dar esse salto para, pelo menos, tentarmos chegar ao nível dos outros países europeus”, frisou.

“O nosso desígnio claro é fomentar os ensaios clínicos nos próximos anos, porque temos muito potencial para o fazer”, acrescentou.

O presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, referiu que atualmente existem mais de 100 ensaios clínicos naquela estrutura só em área hospitalar, mas que “a grande pecha é de ensaios de iniciativa do investigador”.

“Para oferecermos melhores cuidados de saúde temos de ter mais investigação, que gera também riqueza e mais postos de trabalho”, realçou o administrador.

Na conferência de imprensa participaram ainda a ex-coordenadora do PtCRIN, Emília Monteiro, o diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, e o médico e investigador Tiago Alfaro, que integra a equipa de João Sargento Freitas.

O PtCRIN é uma estrutura nacional de atração, implementação e gestão de ensaios clínicos de iniciativa de investigadores multinacionais, que esteve nos últimos 10 anos sob coordenação da académica e investigadora Emília Monteiro, da Universidade Nova de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights