Escultura de homenagem a Garcia d´Orta inaugurada este mês em Marvão

3 de Abril 2024

Uma escultura de homenagem a Garcia d´Orta, feita de sete peças em ferro e mármore, da autoria de Maria Leal da Costa, vai ser inaugurada no Parque de Esculturas de Marvão (Portalegre), no dia 10.

A inauguração da obra de arte, intitulada Herbário de Garcia d’Orta, está marcada para as 15:30, na Quinta do Barrieiro, espaço onde se encontra instalado o Parque de Esculturas de Marvão.

A escultura integra sete peças, tendo a maior 3,5 metros de altura e quatro metros de largura, explicou hoje à agência Lusa a artista Maria Leal da Costa.

O Parque de Esculturas de Marvão, situado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, “foi inaugurado há oito anos” e é composto, na sua maioria, por criações da escultora Maria Leal da Costa, mas também de outros artistas portugueses e espanhóis.

“É um parque que tem esculturas temáticas, que tem sempre obras a inaugurar e esta, dedicada a Garcia d´Orta (1501-1568), está relacionada com uma outra que foi inaugurada em Castelo de Vide”, sobre os 450 anos da morte do médico e botânico renascentista, explicou.

O Herbário de Garcia d’Orta é um conjunto escultórico concebido no âmbito do projeto “Entre Diálogos – Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”, em colaboração com a Associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.

Segundo a escultora, a nova criação representa três folhas em ferro e três flores alegóricas, a flor do conhecimento, a flor da coragem e a flor da persistência.

Estas visam “ilustrar qualidades subjacentes” à demanda humana e científica prosseguida por Garcia d’Orta, no decurso de uma vida marcada pelas viagens e pelo estudo, disse.

A conceção e implantação da escultura no parque constituem “um tributo à figura ímpar” deste médico e botânico, nascido em Castelo de Vide, no seio de uma família judaica.

Com a obra, é dada, assim, continuidade ao projeto de evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta, após a inauguração, em 2019, em Castelo de Vide, da escultura designada como Colóquios dos Simples, também da autoria de Maria Leal da Costa.

Após a cerimónia de inauguração marcada para o próximo dia 10, vai ser servido um chá, denominado por “O Ervas”, em homenagem à vida e obra do médico e botânico renascentista.

“Como Garcia d´Orta foi um médico que trouxe ervas da Índia, para curar as doenças daquela altura, a ideia é servir um chá com ervas às pessoas que vierem à inauguração da escultura”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights