Carolina Ramos Especialista em Medicina Estética; Interna Medicina Geral e Familiar

Crianças e skincare anti-aging

04/06/2024

Cada vez são mais as crianças e adolescentes preocupadas com as rotinas de skincare, especialmente com as que incluem produtos como vitamina C, retinol, ácido glicólico, salicílico, entre outros.

A enorme quantidade de informação e promoção relativa a este tema que retiram das plataformas como o tiktok ou instagram é assustadora. Como médica especialista em medicina estética e médica interna de medicina geral e familiar, infiro, no meu quotidiano, que estas crianças estão muito mais cientes dos produtos e das rotinas de cuidado de pele diário existentes no mercado do que as próprias mães, ou outras mulheres em idade adulta.

O problema relativamente a este tema passa não só pela afeção na autoestima das crianças, pois não vão obter os resultados que tanto esperam e vêm nas redes sociais, e nos gastos monetários avultados que incubem aos próprios pais, mas também pelo facto destes produtos não serem adequados para uma pele jovem, pelo que o seu uso acaba por ser prejudicial.

Este tipo de produtos são aconselhados para peles mais maduras, e nem todos são vantajosos para todo o tipo de peles de forma generalizada. Para além de danificarem a barreira cutânea da pele jovem, que já é por si sensível, podem criar irritações cutâneas ou até mesmo alergias.

Uma boa rotina de skincare para pré-adolescentes e adolescentes deve incluir um leite ou gel de limpeza suave, um creme hidratante sem ingredientes ativos como Vitamina C, retinol ou outros ácidos, e finalizar na manhã com protetor solar 50+ à base de água.

Deve ser desmistificado a estes jovens que o uso precoce destes produtos anti-aging não vai retardar os sinais de envelhecimento cutâneo, nem tornar a pele sem imperfeiçoes, luminosas e etc. que vêm nas redes sociais. Uma pele hidratada e, principalmente, protegida das radiações solares, será a melhor ferramenta para prevenir os sinais de envelhecimento cutâneo e ter uma pele saudável. Em casos de acne, rosácea ou de outra patologia devem ser avaliados caso a caso por um profissional médico.

Outros artigos com interesse:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights