Luís Pisco Presidente do Conselho Diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo

Dia Mundial do Médico de Família

05/19/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Dia Mundial do Médico de Família

19/05/2020 | Covid 19, Opinião

Em 2010 a Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA) declarou pela primeira vez o dia 19 de Maio como o Dia Mundial do Médico de Família. Passados dez anos e depois de comemorações sob lemas tão diversos e relevantes como a depressão, a desabituação tabágica, um médico de família para cada família ou a cobertura universal de cuidados de saúde o destaque especial deste ano de 2020 é para “Os Médicos de Família na linha da frente”.

Enquanto enfrentamos ainda a pandemia de COVID19 o lema não poderia ser mais adequado ao que se está efetivamente a passar um pouco por todo o mundo com profissionais de saúde de um modo geral e os médicos de família em particular na linha da frente deste difícil combate.

As comemorações deste dia, que em Portugal são habitualmente organizadas e dinamizadas principalmente pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, têm vindo a crescer em dimensão e importância sendo organizados anualmente a nível mundial um significativo número de eventos e actividades, envolvendo profissionais de saúde, mas também e sobretudo, muitos cidadãos.

Este ano, devido à nossa particular situação epidemiológica, sem precedentes na última década, não poderemos celebrar este dia da maneira que mais gostamos, ou seja, estando uns com os outros, com as nossas equipas mas também e sobretudo com as comunidades em que estamos inseridos e que connosco habitualmente celebram este dia com atividades ao ar livre de prevenção da doença e de promoção da saúde.

A Wonca Mundial, mas também outras organizações nacionais e internacionais, aproveitam habitualmente esta data para publicar agradecimentos a todos os médicos de família, em nome dos milhares de milhões de pessoas que em todo o mundo beneficiam durante o ano de apoio, aconselhamento e cuidados de saúde dos seus médicos de família.

A nível mundial muitos médicos de família trabalham em condições muito difíceis, muitas vezes sem os recursos necessários para desempenhar as suas funções, que trabalham longas horas cumprindo as árduas exigências que a profissão acarreta. A sua capacidade de resistência e de resiliência é regularmente posta á prova e a atual pandemia é um bom exemplo disso mesmo. Mas mais uma vez se provou que quando chamados respondem de imediato e estão sempre na linha da frente de qualquer batalha sejam doenças crónicas e não transmissíveis sejam doenças infecto-contagiosas.

Este dia tornou-se num dia muito especial onde se destaca o papel e a contribuição dos médicos de família e das suas equipas para os sistemas de saúde em todo o mundo. Salienta a importância e a qualidade do trabalho que fazem e dos cuidados que prestam.

O evento tem vindo a ganhar ano após ano uma importância maior e é atualmente uma excelente oportunidade para reconhecer o papel central desta especialidade a nível global e é também uma oportunidade de celebrar os progressos que estão a ser conseguidos na medicina de família e as contribuições especiais dos médicos de família para a melhoria da saúde e do bem-estar em todo o mundo mais ainda porque estão associados a menores custos e a menos hospitalizações.

Neste dia especial termino com um forte abraço e um enorme agradecimento a todos os Médicos de Família da Região de Lisboa e Vale do Tejo pelo seu trabalho e empenho, agradecimento extensível a todas as equipas de saúde da família da Região mas também a todos os profissionais de saúde a nível nacional e pelo seu extraordinário empenho no combate a esta pandemia e terem impedido o colapso do Serviço Nacional de Saúde para orgulho de todos os Portugueses.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights