Ana Sofia Lopes concorre a Bastonária da Ordem dos Médicos Dentistas

13 de Abril 2024

Ana Sofia Lopes concorre a Bastonária da Ordem dos Médicos Dentistas Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”.

A médica dentista Ana Sofia Lopes é candidata a Bastonária da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Com experiência profissional desde a clínica privada à investigação académica, apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ana Sofia Lopes considera como principais desafios da sua candidatura combater a falta de acesso à saúde oral, a emigração dos jovens médicos dentistas, as más condições de trabalho e a proliferação de planos de saúde com preços baixos que colocam em risco a qualidade dos tratamentos. Por consequência pretende dotar a Ordem dos Médicos Dentistas de capacidade, vontade e eficácia na resolução destes problemas.

Ana Sofia Lopes propõe no seu programa para a OMD, a garantia da qualidade e universalidade da saúde oral, a valorização dos médicos dentistas, e o combate ao trabalho precário. São também eixos da sua candidatura a criação de uma carreira aliciante no SNS, a defesa dos direitos dos médicos dentistas, o reforço da regulação da profissão e a modernização da Ordem.

Ana Sofia Lopes propõe a integração dos Médicos Dentistas com carreira definida no Serviço Nacional de Saúde, para defesa dos seus direitos contrariando o trabalho precário. É também necessário que o doente tenha acesso ao direito universal de tratamentos médico-dentários no SNS. Pugnar pela simplificação da burocracia nas clínicas, como, por exemplo, as regras da imagiologia, quando revertidas da legislação da União Europeia para a legislação portuguesa. Defende ainda o reforço da regulação da profissão sem esquecer a aproximação da Ordem aos seus médicos dentistas.

A candidata tenciona ser a Bastonária da mudança e da união e convida todos os médicos dentistas a juntarem-se ao projeto. “Contem comigo! Tenho o propósito de marcar o meu mandato com um projeto realizado com toda a dedicação e, sobretudo, credível. Por todos nós!”.

A candidata, conta com uma equipa “credível, experiente, motivada e unida” para que a Ordem dos Médicos Dentistas responda aos desafios da medicina dentária no século XXI.

A candidata criou site para divulgar a sua mensagem – https://darvozaosmedicosdentistas.pt e também email – darvozaosmedicosdentistas@gmail.com para os colegas partilharem as angústias, anseios e aspirações.

Ana Sofia Lopes, formada em 2000, iniciou a sua carreira num estágio hospitalar, que considera ter sido o seu “verdadeiro despertar” para a profissão. Trabalhou em diversas clínicas, tendo também trabalhado em clínica própria. Especialista em cirurgia oral pela OMD, Ana Sofia Lopes frequentou uma pós-graduação em implantologia e cirurgia oral no estrangeiro e está no último ano de doutoramento. Em 2023, foi distinguida com o prémio Peers to Peers da Global Summit, que elege os 100 melhores médicos dentistas de cerca de 140 países.

Distinguida em 2023 com o prémio Peers to Peers da Global Summit que elege os 100 melhores médicos dentistas de cerca de 140 países, Ana Sofia Lopes, é pós-graduada em cirurgia oral pela Universidade de Nova Iorque em prostodontia e implantologia, onde foi palestrante em diversos congressos.

É especialista pela ordem dos médicos dentistas em cirurgia oral e doutoranda na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, área biologia Oral. Trabalhou em diversas clínicas, e em clínica própria. Iniciou a sua carreira num estágio hospitalar, que considera ter sido o seu “verdadeiro despertar” para a profissão

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights