Lamas e Vale de Cambra recebem urgências aos sábados e domingos para aliviar a Feira

17 de Abril 2024

Os doentes urgentes que aos sábados, domingos e feriados sejam triados com pulseiras verdes ou azuis estão a ser atendidos em Lamas e Vale de Cambra, em vez de no hospital de Santa Maria da Feira.

Segundo revelou hoje a administração dessas três unidades de saúde, o objetivo é aliviar ao fim de semana a urgência do hospital da Feira – que é sede da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga e serve cinco municípios do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto – e deixá-la mais desimpedida para os casos que, entre os efetivamente urgentes, se revelem de maior gravidade segundo os critérios da Triagem de Manchester.

O grau de gravidade do doente continua a ser avaliado previamente pelos técnicos das linhas telefónicas SNS 24 ou 112, que desde 05 de março têm sempre que ser consultadas antes da deslocação à urgência do Hospital São Sebastião nos casos que não envolvam trauma grave como acidentes viários ou laborais, ataque cardíaco e agressão, ou doentes de particular risco como acamados e menores de um ano.

“Isto aplica-se apenas ao fim de semana e aos feriados”, realçou Miguel Paiva, presidente do conselho de administração da ULS do Entre Douro e Vouga, “mas há muita gente que ainda não está familiarizada com este procedimento e convém esclarecer a população para a eventualidade de poder ser encaminhada para Lamas ou Vale de Cambra”.

A escolha de um local ou outro é definida pelos serviços de referenciação consoante a morada do utente, já que Santa Maria de Lamas é uma freguesia do concelho da Feira, cerca de sete quilómetros a norte do hospital de São Sebastião, enquanto Vale de Cambra é um município que dista aproximadamente 20 quilómetros desse hospital, rumo a sul.

Num e noutro caso, os doentes com sintomas que justificam pulseira azul ou verde serão acolhidos pelas equipas do Serviço de Atendimento Complementar das duas referidas localidades e Miguel Paiva afirma que esses profissionais estão “totalmente aptos para lidar com esse tipo de urgência” e têm no local “tudo o que é necessário para acompanhar devidamente essas situações”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights