Dra. Ana André Rodrigues e Terapeuta Ana Patricia Ferreira FaceLab by COANTAS.

Envelhecimento Precoce da Pele: Saiba como Prevenir

04/18/2024

A pele é o maior órgão do nosso corpo – muito mais complexo do que aparenta – e tem como principal função a proteção do organismo contra ameaças físicas externas.

A estrutura da nossa pele vai mudando com o passar do tempo e o envelhecimento da pele é um processo multifatorial e inevitável na pele do rosto (e no corpo)! A forma como envelhecemos depende de vários fatores, alguns dos quais modificáveis pelos nossos hábitos, cuidados e rotinas, numa abordagem preventiva.

Existem determinados hábitos que, sem pensarmos, contribuem para acelerar o envelhecimento cutâneo, tais como: cuidados de skincare não existentes (ou desadequados para o estado da nossa pele), agressões da barreira cutânea com ingredientes não indicados, não usar adequadamente os produtos, má hidratação, tabaco, exposição a raios UV prolongada e sem proteção, luz visível, poluição, sedentarismo, stress, ambientes com temperaturas extremas, dormir mal, ingestão em excesso de bebidas alcoólicas, alimentação desequilibrada.

A principal recomendação para retardar o envelhecimento precoce da pele é mantê-la limpa, hidratada e protegida. Nesse sentido podemos nomear alguns hábitos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

A exposição solar é responsável pela produção de radicais livres, que induzem um processo específico denominado por stress oxidativo, que leva a um aumento das manchas, perda de elasticidade e brilho da pele, potenciando largamente um envelhecimento global da pele. No que diz respeito aos cuidados diários com a pele, o ponto-chave – transversal a todas as idades – é a utilização diária do protetor solar. Deve ser usado um fator elevado, não podendo ser esquecida a sua aplicação em áreas como o pescoço, orelhas e mãos e a sua reaplicação ao longo do dia. No caso específico de pacientes com hiperpigmentações/melasma, aconselha-se que seja ainda aplicado um protetor solar com cor – que funciona como duplo filtro de proteção.

Além da importância da aplicação do protetor solar e ter uma rotina de skincare adequada ao nosso estado da pele, não podemos esquecer pormenores simples como retirar a maquilhagem antes de dormir.

Seguindo a linha dos cuidados no domicílio, incluir na rotina de skincare base produtos com potencial antioxidante, como a vitamina C e que promovam a renovação celular, como por exemplo o retinol. A longo prazo, vão ajudar a devolver um aspeto mais saudável e equilibrado à pele, reduzindo os sinais de envelhecimento.

No que diz respeito a tratamentos em consultório, a máxima é “prevenir é melhor que remediar”! Sabemos que a partir dos 25 anos há uma diminuição significativa da capacidade celular de produção de colagénio – défice esse que aumenta com o passar da idade – e leva a um envelhecimento global da estrutura da face. Percebemos, assim, que há vários momentos do envelhecimento em que podemos atuar e que não há idades certas: há tratamentos adaptados a cada necessidade.

Falando de outro ponto-chave na prevenção do envelhecimento, a flacidez cutânea e ligamentar são responsáveis pela perda de firmeza e o aspeto “derretido” do rosto, que se vai acentuando com o passar dos anos. Deste modo, a sua prevenção é um dos pilares do antienvelhecimento e deve ser uma prioridade nos tratamentos faciais desde as idades mais jovens.

De uma forma geral, o envelhecimento cutâneo deve ser prevenido com cuidados simples na rotina diária, mas que estão na base de qualquer tratamento em gabinete – e o seu sucesso! Uma pele saudável e cuidada é uma pele mais recetiva para os cuidados que lhe queiramos oferecer.

Cabe ao médico de medicina estética formular o plano mais adequado para o seu paciente e para as suas necessidades – nem todos precisamos dos mesmos tratamentos, nem nas mesmas idades porque da mesma forma que cada um de nós é único, o seu plano de tratamentos também o deverá ser!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

Fernando Araújo: Autorizações para contratar médicos “têm demorado menos que três dias úteis”

Na comissão parlamentar de Saúde, esta quarta-feira, Fernando Araújo apresentou os feitos da reforma do Serviço Nacional de Saúde e da equipa que liderou enquanto diretor executivo. A reforma “tem conseguido alterar esta burocracia, estes patamares administrativos, estes tempos que eram incomportáveis na gestão do SNS”, tendo decorrido com o envolvimento dos profissionais: “de baixo para cima”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights