APIFVET destaca o papel fundamental da vacinação na saúde animal e pública no Dia Mundial da Vacinação Animal

20 de Abril 2024

No Dia Mundial da Vacinação Animal, a APIFVET, associação comprometida com a saúde e o bem-estar animal, realça a importância crítica da vacinação como meio de promover a saúde animal e proteger a saúde pública.

O Dia Mundial da Vacinação Animal assinala a necessidade contínua de avançar nas práticas de prevenção de doenças em animais de companhia e produção.

“Estamos diante de um marco na saúde animal onde a vacinação não é apenas e só uma medida de prevenção, mas uma verdadeira necessidade e demonstração de responsabilidade com o bem-estar animal e segurança alimentar,” afirma o Dr. Jorge Moreira da Silva, presidente da APIFVET. “As estatísticas mostram um investimento contínuo na investigação e desenvolvimento e é nosso dever assegurar que este avanço se mantenha mantendo o foco no desenvolvimento de novas vacinas”

De acordo com os dados fornecidos pela Animal Health Europe, as inovações no campo das vacinas estão a reduzir drasticamente a incidência de doenças,  a mortalidade e o uso de antibióticos, contribuindo assim para uma abordagem de saúde mais sustentável e integrada  de uma maneira decisiva nos conceito “ Uma só Saúde “ e um só “Bem Estar “

“A vacinação representa uma dupla vitória: melhora o bem-estar dos animais e garante uma cadeia alimentar mais segura,” continua o Dr. Jorge Moreira da Silva. “Ao celebrarmos o Dia Mundial da Vacinação Animal, reconhecemos o empenho de todos os profissionais que, com o seu trabalho, tornam estas conquistas possíveis.”

A APIFVET, reiterando o seu compromisso com a melhoria contínua das condições de saúde animal, apela à comunidade médico- veterinária para manter o alto padrão de vigilância e cuidado, que tem sido uma força motriz para a saúde animal em Portugal e além-fronteiras.

Os dados referidos foram fornecidos pela Animal Health Europe, da qual a APIFVET é associada, refletindo o estado atual e o impacto altamente positivo das boas práticas de vacinação a nível europeu.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

Fernando Araújo: Autorizações para contratar médicos “têm demorado menos que três dias úteis”

Na comissão parlamentar de Saúde, esta quarta-feira, Fernando Araújo apresentou os feitos da reforma do Serviço Nacional de Saúde e da equipa que liderou enquanto diretor executivo. A reforma “tem conseguido alterar esta burocracia, estes patamares administrativos, estes tempos que eram incomportáveis na gestão do SNS”, tendo decorrido com o envolvimento dos profissionais: “de baixo para cima”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights