Projeto de saúde da ActionAid abrange mais de 33 mil pessoas em Moçambique

25 de Janeiro 2023

Um total de 33.126 deslocados pela insurgência e vítimas de ciclones beneficiaram de serviços de saúde e proteção em 2022 no âmbito de um projeto da ActionAid na província do Niassa, norte de Moçambique, anunciou esta quarta-feira a instituição.

As comunidades, de quatro distritos do Niassa, beneficiaram de consultas médicas, apoio psicossocial, serviços de medicina geral, ação social e vacinação de rotina a crianças até aos 4 anos, através de brigadas móveis de saúde.

O “Projeto de Proteção aos Deslocados Internos, Comunidades Anfitriãs e Pessoas Afetadas pelo Ciclone Tropical Gombe” está a ser implementado pela ActionAid e é financiado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com atividades realizadas entre os meses de julho e dezembro.

“Dos 33.126, há 310 que são beneficiários com necessidades especiais [com deficiência] e 4.298 têm apoio psicossocial”, acrescentou.

Segundo o documento, no âmbito do projeto, 251 mulheres deslocadas e das comunidades anfitriãs, devido ao conflito armado em Cabo Delgado, ​​​​​​​beneficiaram de atividades nos “Espaços Seguros” da ActionAid, que visam “reforçar a proteção de mulheres, raparigas e crianças”.

Nos Espaços Seguros são desenvolvidas “ações de aconselhamento, assistência em questões de apoio psicossocial, violência baseada no género”, além do encaminhamento dos casos para os serviços apropriados.

Para este ano, prevê-se a continuidade das brigadas móveis de saúde, bem como atividades dos Espaços Seguros e Espaços Amigos da Criança, conclui-se na nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights