Pedro Soares alerta para sustentabilidade dos cuidados nas Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia

23 de Abril 2024

O presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, esteve presente na abertura das III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia, onde alertou para a questão da sustentabilidade dos cuidados à população.

O presidente da SRRAAOE foi convidado a fazer parte da mesa inaugural destas jornadas, tendo feito a sua apresentação alusiva à temática “Os Enfermeiros – o nosso futuro. O poder económico do cuidado”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro de 2024.

Para Pedro Soares, “apesar do oceano que nos separa, é muito mais aquilo que nos une. Foi importante sentar à mesma mesa as instituições representativas da Enfermagem da Macaronésia, discutir realidades, projetos e a importância do trabalho em rede. Efetivamente, a Enfermagem nos Açores é claramente um bom exemplo de evolução nos últimos anos a diversos níveis, apesar das adversidades associadas a viver num arquipélago como o nosso.”

“Durante a minha intervenção, pude alertar para a questão da sustentabilidade, numa vertente não só do sistema regional de saúde, mas mais especificamente a sustentabilidade dos próprios cuidados à população. Deixei nota de que nos últimos anos retivemos uma média anual de 43 enfermeiros nos Açores, enquanto no mesmo período, em média, 47 enfermeiros se aposentaram, o que nos preocupa seriamente no que confere ao futuro próximo”, referiu o presidente da SRRAAOE.

As III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia decorrem de 22 a 24 de abril na Universidade dos Açores. Trata-se de um evento formativo organizado pela respetiva Escola Superior de Saúde, em conjunto com a Universidade de Las Palmas de Gran Canária, a Universidade de Santiago de Cabo Verde e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny da Madeira.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights