Sindicato dos Médicos do Centro identifica problemas nas ULS

23 de Abril 2024

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) identificou diversos problemas nas unidades locais de saúde (ULS) da região, desde janeiro, ao nível dos recursos humanos, dispositivos médicos, medicamentos e vacinas.

Ao fazer um balanço do funcionamento dos primeiros três meses das ULS do Centro, nomeadamente as de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Cova da Beira, Leiria e Baixo Mondego, o SMZC informou hoje que várias unidades têm registado dificuldade de funcionamento devido a problemas informáticos que não são resolvidos atempadamente.

Nestes casos, os profissionais desconhecem os circuitos que deveriam ter ao seu dispor para a resolução dos problemas diários.

“Com respeito aos recursos humanos, as unidades encontram um vazio, não tendo sido acauteladas a substituição dos profissionais que deixam o Serviço Nacional de Saúde (SNS), tal como os que passam à reforma”, adiantou o sindicato, filiado na Federação Nacional dos Médicos (FNAM), num comunicado enviado à agência Lusa.

Por outro lado, “não foram atualizados” os processos de integração de cuidados entre os cuidados de saúde primários (CSP), hospitalares e de saúde pública, “tendo havido retrocesso dos já existentes, como por exemplo a vigilância de grávidas”.

“Até ao momento, os profissionais não têm os vencimentos atualizados de acordo com a legislação em vigor, desde 01 de janeiro”, criticou a direção do SMZC, com sede em Coimbra, ao alertar que também a contratualização entre as unidades locais e os CSP “encontra-se estagnada e o processo de avaliação do desempenho [Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, SIADAP] não decorre de forma uniforme nas diferentes ULS”.

O SMZC defendeu, por fim, “a autonomia de gestão dos diferentes níveis de cuidados, bem como a rápida resolução dos problemas identificados, de forma a assegurar a prestação de cuidados atempada à população”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights