Docente do Politécnico de Setúbal distinguido por investigação na área da Biomecânica

25 de Abril 2024

André Castro, docente do Politécnico de Setúbal (IPS), acaba de ser distinguido com o Prémio Jovem Investigador Prof. João Martins, atribuído pela APMTAC - Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional.

O galardão distingue um percurso de investigação dedicado ao domínio alargado da Mecânica e muito particularmente à área da Biomecânica Computacional “tópico em que tenho concentrado o meu trabalho nestes anos”, refere o investigador, reconhecendo que o impacto deste prémio “será essencialmente a nível da motivação para continuar”.

“O meu trabalho ao longo dos últimos anos, e que está na origem deste prémio, foca-se na caracterização de tecidos biológicos, os casos do osso ou da cartilagem, e no desenvolvimento de dispositivos médicos, de que são exemplo as próteses ou outros implantes”, explica, salientando o contributo dos métodos computacionais “para se chegar mais rápido e de forma mais eficiente a soluções otimizadas, de acordo com as propriedades mecânicas dos tecidos afetados e das características de cada paciente”.

Engenheiro biomédico formado pela Universidade do Minho, onde realizou também doutoramento, com colaborações com as universidades de Aveiro e Tecnológica de Eindhoven, nos Países Baixos, André Castro rumou depois para o Reino Unido, como investigador pós-doutorado na Universidade de Sheffield.

Atualmente é professor adjunto na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), integrando o Departamento de Engenharia Mecânica e desempenhando também as funções de coordenador da licenciatura em Engenharia Mecânica. Paralelamente, é investigador integrado do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), do Instituto Superior Técnico (IST-UL), membro do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica.

O prémio, que distingue investigadores na área da Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional com idade até aos 40 anos, será entregue durante o próximo Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, que decorre em Aveiro, de 4 a 6 de setembro, numa organização da APMTAC.

 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights