Projeto “Mundo a Sorrir” já atendeu perto de três mil pessoas em Lisboa

25 de Abril 2024

A clínica dentária do projeto ‘Mundo a Sorrir’, localizada na Alta de Lisboa, freguesia do Lumiar, já beneficiou perto de três mil pessoas socioeconomicamente mais fragilizadas, desde que iniciou a sua atividade em janeiro, foi anunciado na quarta-feira.

Em comunicado, o coordenador do projeto, André Sousa, destacou a significativa contribuição das atividades desenvolvidas pelo Centro de Apoio à Saúde Oral de Lisboa (CASO) na vida das pessoas, lembrando que, “além da assistência médico-dentária”, também são promovidas “sessões de prevenção e literacia em saúde junto das crianças.

Desde janeiro, já foram atendidas 2.894 pessoas na clínica, onde a equipa também capacita cuidadores formais e informais, além de realizar rastreios orais, em parceria com a rede local de Lisboa.

O CASO, projeto pioneiro que assenta na convicção de que a saúde oral é um direito humano fundamental, surgiu há 15 anos na cidade do Porto e foi replicado em Lisboa em abril de 2018.

Durante os últimos seis anos, o projeto respondeu às necessidades de saúde oral com a realização de 5.100 consultas, incluindo 12.180 tratamentos, e proporcionou 1.355 atendimentos psicossociais.

Apenas no último ano, foram realizadas 105 ações de rastreios orais junto da população em situação de sem-abrigo, assim como ações de sensibilização para crianças do 1º ciclo, abrangendo um total de mais de 400 beneficiários.

O Centro de Apoio à Saúde Oral de Lisboa, promovido pela ‘Mundo A Sorrir, numa parceria com a Junta de Freguesia de Santo António, é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa.

O projeto ‘Mundo a Sorrir’ é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada em julho de 2005 no Porto, que promove a saúde e a saúde oral como um direito universal junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, desenvolvendo a sua atividade em Portugal e em alguns Países de Língua Oficial Portuguesa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This