Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

26 de Abril 2024

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

A Fundação para a Saúde escreveu-o em vários livros, e Victor Ramos esclarece-o desta forma: é necessária “uma equipa de elevadíssima competência técnica e estratégica, de pessoas que conhecem os detalhes, o funcionamento desta complexidade organizacional, a sua história”. “O Serviço Nacional de Saúde é uma meta-organização, uma organização de organizações”, e “necessita (…) de um órgão de coordenação técnica e estratégica que permita manter alguma continuidade”, “uma coerência”, explicou ao HealthNews o médico Victor Ramos.

“Faz sentido que qualquer holding não tenha um centro de comando técnico-estratégico?”, observou Victor Ramos. A “viagem” – ilustrou Victor Ramos – “tem finalidades que transcendem o próprio barco e a própria navegação”. O rumo “é uma decisão política, de facto”, “mas depois é preciso uma equipa ultracompetente do ponto de vista técnico, organizacional, estratégico, que dê cumprimento às determinações políticas”.

“Essa equipa não deve confundir-se com a equipa política, porque, se se confundir, pode dar mediocridade de resultados”, advertiu Victor Ramos.

Victor Ramos não se pronuncia sobre a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. O médico disse somente que “as pessoas são livres de fazer as suas escolhas”. Não obstante, uma equipa que leve o barco a bom porto, a funcionar bem, com segurança, “corresponde a uma necessidade”. A Fundação para a Saúde já o disse “de várias maneiras” desde o seu primeiro livro.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights