SRSRA-OF abre candidaturas a bolsa de 6.000 euros para projetos de intervenção e investigação farmacêutica

16 de Maio 2024

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) abriu esta quarta-feira, 15 de maio, as candidaturas para a nova edição da BINOV, Bolsa de Inovação dedicada a projetos de intervenção e investigação que valorizem e desenvolvam a profissão farmacêutica.

A Bolsa, com um valor total de 6.000 euros, divide-se em duas categorias: categoria Intervenção Farmacêutica, destinada a projetos desenvolvidos em meio assistencial (por exemplo, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, laboratório de análises clínicas, unidade de cuidados continuados) que pela sua aplicabilidade prática possam melhorar a prática profissional e o serviço prestado pelos farmacêuticos à população; categoria Investigação Farmacêutica, destinada a projetos de investigação realizados em meio académico e/ou em centros de investigação (ou similar) que pela sua potencial aplicabilidade prática possam melhorar a prática profissional e o serviço prestado pelos farmacêuticos à população.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário disponível na página dedicada ao projeto no site da Ordem dos Farmacêuticos. O período de receção de candidaturas decorre entre 15 de maio e 15 de setembro. Podem candidatar-se à BINOV todos os membros da Ordem dos Farmacêuticos em situação regular, sendo requisito que as equipas dos projetos candidatos integrem, no mínimo, um farmacêutico membro da SRSRA-OF.

Na edição de 2023, o prémio relativo à Investigação Farmacêutica, de 3.000 euros, foi atribuído ao projeto “Vademecum de formulações para impressão 3D de medicamentos”, liderado por Joana Marto (Research Institute for Medicines – iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa). Na categoria Intervenção Farmacêutica, o prémio, igualmente de 3000 euros, foi para o projeto “Avaliação da efetividade e custo-efetividade de uma intervenção colaborativa de desprescrição de inibidores da bomba de protões em pessoas mais velhas a viver na comunidade: Projeto C-SENIoR, um ensaio controlado não randomizado”, liderado por Sónia Romano (Centro de Estudos e Avaliação em Saúde/infosaúde, Associação Nacional das Farmácias).

A Bolsa de Inovação da SRSRA-OF é atribuída desde 2014. Ao longo da sua existência, já ajudou a financiar 18 projetos inovadores na área farmacêutica. Saiba mais sobre a BINOV 2.0 aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This