30.º CNMI: Chegou ao fim a viagem ao Interior da Medicina Interna

27 de Maio 2024

O 30.º CNMI organizado pela SPMI, entre os dias 23 e 26 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, terminou com a sessão de encerramento e entrega de prémios marcada pela qualidade e rigor profissional.

Numa primeira instância, o trabalho desenvolvido no âmbito da SPMI e da Medicina Interna foi reconhecido através da atribuição do título de Sócio Honorário da SPMI a Lèlita Santos e Jorge Almeida.

No que diz respeito ao Prémio Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva, com o patrocínio Bayer, foi atribuído ao trabalho “Lipoproteina (a), um importante biomarcador do risco cardiovascular”, realizado por Catarina Távora, Manuel G. Costa, Francisca Sá Couto e Joana Rodrigues dos Santos, provenientes do Hospital de Cascais.

Por sua vez, a equipa liderada por Daniel Guimarães de Oliveira foi contemplada com o Prémio EIMI (Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna). O Prémio Melhor Revisor de 2023 da Revista Medicina Interna foi atribuído a André Santa Cruz.

Na secção de Prémios de Melhores Trabalhos do Congresso, foram distinguidos como melhor caso clínico a comunicação oral de António Mateus Pinheiro, com o trabalho “Monoclonal gammopathy of renal significance-associated cryoglobulinemic vasculitis: a case report highlighting treatment strategies”, e a comunicação oral “Picture im: portuguese initiative for characterizing hospitalization: a multicenter retrospective report of internal medicine”, de Ana Rita Ramalho, no Prémio Prospetico/Retrospetivo.

Nos posters, saiu vitorioso o caso clínico João Luís Miranda, com “Síndrome de budd-chiari, uma apresentação incomum de amiloidose al”, e Ana Rita Magalhães, com “Padrões de resistência de streptococcus pneumoniae: 5 anos de pneumonias num hospital distrital”, no prémio Prospetivo/Retrospetivo. Já na secção de melhores imagens em Medicina Interna foi distinguida Eulalia Antunes, com “Leucemia cutis – uma manifestação extramedular de leucemia mielóide aguda”.

Na reta final, Patrícia Dias, Secretária-Geral do 31.º CNMI revelou mais sobre a próxima edição, que desta vez será localizada no ponto central de Portugal, em Coimbra, no Convento de São Francisco, entre os dias 22 e 25 de maio de 2024. “O lema «Uma lição de futuro e tradição» inspira-se na cidade, mas também nas espectativas que temos para a Medicina Interna, com a preservação da sua identidade passada e presente, mas sempre com aposta no futuro e na inovação”.

Em jeito de balanço, Fernando Salvador, presidente do 30.º CNMI, fez uma avaliação bastante positiva dos quatro dias onde a Medicina Interna esteve sempre no interior da partilha científica, deixando uma mensagem final aos participantes. “Penso que conseguimos cursos pré-congressos bem frequentados. Conseguimos fruto da vossa colaboração e da Comissão Organizadora e Comissão Científica um programa de excelência. Conseguimos ter o diferencia a nossa especialidade, a nossa multidisciplinaridade. Tivemos sessões muito participadas. Tivemos aproximadamente 2000 inscritos, 120 moderadores palestrantes e 113 revisores. Tivemos o alto patrocínio da Presidência da República, o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e a acreditação do Conselho Europeu de Acreditação para a Educação Médica Contínua (EACCME®). Mostrámos a vitalidade da nossa especialidade e que somos fulcrais no Serviço Nacional de Saúde. Que assim continuemos e que levemos o melhor de nós para os nossos hospitais, para fazer para aquilo que fomos formados: tratar melhor os nossos doentes”.

SPMI/30ºCNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Morreu José Luís Pio Abreu, figura maior da Psiquiatria em Portugal

A HealthNews lamenta profundamente o falecimento do Professor Doutor José Luís Pio Abreu, uma das mais marcantes figuras da Psiquiatria portuguesa. Médico, professor, pensador e autor, Pio Abreu deixa um legado notável de conhecimento, reflexão e humanidade. Tinha 81 anos.

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights