Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

27 de Maio 2024

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

Luís Duarte Costa, 47 anos, que coordena o Atendimento Urgente de Adultos do Hospital da Luz Lisboa desde maio de 2016, sucede a Lèlita Santos, diretora do Serviço de MI da ULS de Coimbra.

O novo presidente está ligado à SPMI há cerca de 20 anos, integrando os Corpos Sociais durante praticamente todo este período. Começou como secretário adjunto, assumiu também as funções de tesoureiro e nos últimos dois mandatos foi vice-presidente, o que lhe confere um profundo conhecimento desta sociedade.

Uma das prioridades de Luís Duarte Costa passa pelo reforço das condições de trabalho e consequente aumento da atratividade da especialidade. “É preciso retomar a atratividade da Medicina Interna, para que todos se revejam numa especialidade fulcral a nível hospitalar. Nos últimos anos cerca de 250 vagas ficaram por preencher no concurso para a entrada em MI. Trata-se um problema que tem muito que ver com as condições de trabalho que são oferecidas aos internistas, que têm de ser melhoradas”, afirmou.

A nova direção da SPMI está comprometida em continuar a estudar e desenvolver as propostas que têm vindo a ser estruturadas para dotar os internistas das condições necessárias ao desempenho do seu trabalho. “Vamos naturalmente manter o trabalho que tem sido desenvolvido com a Ordem dos Médicos, o Colégio da Especialidade e as autoridades oficias para que a Medicina Interna e os Internistas possam ser valorizados pelo trabalho absolutamente essencial no SNS. Precisamos agora de liderar uma mudança que nos permita fazer melhor o que treinamos toda a vida: tratar doentes.” conclui Luis Duarte Costa.

Os novos copos sociais da SPMI são constituídos:

Direção
PresidenteLuís Duarte Costa (Hospital da Luz Lisboa)

Vice-presidentes
Isabel Fonseca (ULS Coimbra)

Vasco Barreto (ULS Matosinhos)

Nuno Bernardino Vieira (ULS Algarve)

Secretário-geral
Bruno Grima (ULS Amadora-Sintra)

Secretárias-adjuntas
Mafalda Santos (ULS Entre Douro e Vouga)

Carolina Guedes (ULS Matosinhos)

Anabela Oliveira (ULS Santa Maria)

Tesoureiro
Fernando Salvador (ULS Trás-os-Montes e Alto Douro)

CONSELHO FISCAL

Presidente – Susana Marques (ULS Arrábida)

Vogais
João Porto (ULS Coimbra)

Diana Fernandes (ULS Leiria)

ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente
António Oliveira e Silva (ULS São João)

Vogais
Maria Francisca Delerue (ULS Almada-Seixal)

Edite Nascimento (ULS Viseu Dão-Lafões)

 

SPMI/30ºCNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights