Inaugurada segunda clínica do projeto Lisboa+Saúde para consultas gratuitas no Lumiar

28 de Maio 2024

A segunda clínica de proximidade do projeto Lisboa + Saúde foi esta terça-feira inaugurada na Alta de Lisboa, na freguesia do Lumiar, com o objetivo de dar consultas médicas, de nutrição e serviços de enfermagem gratuitos aos munícipes dos bairros municipais.

Na inauguração do espaço, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lembrou a importância de mais uma construção no âmbito de um Estado social local, recordando que o seu executivo “já construiu mais de cinco centros de saúde”, num investimento de mais de 21 milhões de euros.

Carlos Moedas recordou, igualmente, o lançamento de um plano de saúde para os mais idosos, a que já aderiram 14.000 pessoas, nomeadamente o plano de saúde +65 anos, com consultas gratuitas para os lisboetas.

“Agora lançámos este projeto, que é um projeto de proximidade – Lisboa + Saúde. Lançámos no Bairro do Armador [em Marvila] e agora aqui na Alta de Lisboa”, disse, salientando que irá ajudar a população do bairro, “quando não conseguem consulta no hospital ou no centro de saúde”.

No espaço de um mês, a clínica do Bairro do Armador já teve mais de 400 consultas, de acordo com o autarca, considerando tratar-se de “um grande sucesso”.

Segundo Carlos Moedas, basta a pessoa que necessite “aparecer ou ligar” e marcar a consulta gratuita.

O autarca lembrou que na freguesia do Lumiar existem “mais de 37 mil pessoas, das quais 27 mil não têm médico de família”, que têm agora mais uma alternativa para os cuidados de saúde em complemento ao Serviço Nacional de Saúde, que devem funcionar em “sinergia”.

As unidades de saúde de proximidade são constituídas por médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica e nutricionistas, nas quais são garantidas consultas médicas, consultas de nutrição e serviços de enfermagem gratuitos aos residentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano

O álcool mata 2,6 milhões de pessoas por ano, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que este número permanece “inaceitavelmente elevado”, apesar da descida ligeira que tem registado nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights