SEP diz que plano de emergência da Saúde tem pouco de novo e não valoriza profissionais

29 de Maio 2024

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou esta quarta-feira que o Plano de Emergência da Saúde “tem pouca coisa nova”, e lamentou que seja omisso na valorização dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Há pouca coisa nova. O recurso ao setor privado em relação às listas de espera já existe, e o recurso (aos privados) para outras áreas também já estava a ser feito”, disse à Agência Lusa a dirigente Guadalupe Simões.

O Governo apresentou hoje um Plano de Emergência da Saúde, que contempla medidas como a criação de centros de atendimento clínico para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, a criação de 20 unidades de saúde familiar para até 180 mil utentes, atribuição de incentivos para cirurgias oncológicas ou um canal de atendimento direto para grávidas.

Num comentário ao anúncio a responsável disse ver com “profunda preocupação” a falta de medidas “para um efetivo reforço das respostas públicas em saúde” e a abertura de portas ao setor privado e social.

Ainda que esteja a decorrer um processo negocial, Guadalupe Simões afirmou-se também preocupada por o plano apresentado pelo Governo deixar entrever que a valorização profissional será feita “através de suplementos, incentivos” e mais dinheiro para as horas extraordinárias.

De tal resulta a não-retenção dos profissionais no SNS e o aumento das desigualdades entre prestadores de serviços ao SNS e os que fazem nele a carreira.

Guadalupe Simões manifestou também dúvidas sobre os centros de atendimento clínico para doenças agudas, porque vão requerer profissionais disponíveis para respostas concretas, e a possibilidade de maior intervenção de farmácias também foi criticada.

O SEP, prometeu, vai acompanhar de perto o plano, e denunciar sempre que entender que o SNS não está a ser defendido e que ao contrário se está a degradá-lo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights