Sertã promove ações de literacia alimentar

14 de Junho 2024

A Sertã promove, durante o mês de junho, a literacia alimentar, num conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto direcionado a toda a comunidade para ajudar a escolher uma alimentação saudável.

Em comunicado, a Câmara da Sertã, no distrito de Castelo Branco, refere que, durante o mês de junho, decorrem no concelho diversas atividades de literacia alimentar, no âmbito do projeto Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo direcionadas a toda a comunidade.

Neste âmbito, uma carrinha ‘foodtruck’ estará presente, na sexta-feira, no Mercado Municipal da Sertã e, no domingo, no Mercado Produtos da Terra, que decorre na Alameda da Carvalha (Sertã).

Na segunda-feira, marcará presença no Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim e, no dia 23, no Mercado Municipal de Pedrógão Pequeno.

“A foodtruck irá disponibilizar para prova dois pratos simples e apelativos, confecionados a partir de produtos endógenos adquiridos nos respetivos mercados”, sintetiza a autarquia.

O projeto visa contribuir para a qualidade de vida das populações, através da adoção de uma alimentação equilibrada, sustentável, tendencialmente de base local, e associada à dieta mediterrânica.

No âmbito deste projeto foram já desenvolvidas algumas ações, em parceria com o município da Sertã, junto do público escolar e sénior do concelho.

Desenvolvido no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, o projeto Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo é promovido pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em parceria com a Pinhal Maior (Associação de Desenvolvimento do Pinhal interior Sul), Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Rede Rural Nacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights