ULS de Braga celebra Dia Mundial do Dador de Sangue com dádiva do Conselho de Administração

14 de Junho 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue, celebrado hoje, com uma ação de solidariedade no Banco de Sangue do Hospital de Braga. O Conselho de Administração da ULS de Braga deu o exemplo ao arregaçar as mangas e doar sangue, promovendo a causa e incentivando a comunidade a participar.

Desde cedo, o Banco de Sangue do Hospital de Braga viu uma grande adesão de utentes prontos para doar sangue. Entre eles, estavam muitos estreantes, que aproveitaram a data especial para realizar a sua primeira doação, e também dadores regulares que conhecem bem o processo e elogiam a sua eficiência.

António Marques, Diretor do Serviço de Imunohemoterapia da ULS de Braga, destacou a importância contínua das doações de sangue para assegurar o tratamento adequado dos pacientes. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reforçar a nossa reserva de sangue. É importante que os nossos dadores habituais continuem a vir ao Banco de Sangue do Hospital de Braga dar este precioso contributo, que pode fazer a diferença e salvar vidas.”, afirmou.

Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, também realçou a importância da ação. “Um gesto tão pequeno e de forma tão rápida pode, realmente, fazer a diferença na vida de uma pessoa. Hoje, o Conselho de Administração da ULS de Braga fez questão de dar o exemplo e começar o dia de forma diferente, num momento em que a nossa instituição precisa de mais dádivas, para poder continuar a garantir a resposta às necessidades dos utentes da região.”

O Banco de Sangue do Hospital de Braga regista, anualmente, cerca de 7000 dádivas de sangue, garantindo a autossuficiência da instituição em termos de sangue e plaquetas. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas perto de 3000 dádivas, um número positivo, mas que ainda precisa ser aumentado para atender à demanda contínua.

A celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue reforça a importância das doações regulares e o impacto significativo que um simples gesto pode ter na vida de muitas pessoas.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

O Valor da Incerteza

Lara Cunha: Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

João Rocha: “Não é possível ter empresas ou hospitais desenvolvidos se não tivermos uma base forte na infraestrutura científica”

“Apenas gostaria de salientar que é necessário investir em ciência no país para que se possa desenvolver investigação de nível internacional. Que esse investimento em ciência aconteça, porque não está a acontecer como devia. (…) Tem de ser uma prioridade porque sem essa prioridade o país não será competitivo no mundo moderno. Não é possível ter empresas ou hospitais desenvolvidos se não tivermos uma base forte na infraestrutura científica”, afirmou o coordenador do Centro Português de Ressonância Magnética Nuclear, entrevistado na sequência da inauguração desta nova infraestrutura da Universidade de Aveiro, que aloja um equipamento único na Península Ibérica que pode ser utilizado na área da saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights