ULS de Braga celebra Dia Mundial do Dador de Sangue com dádiva do Conselho de Administração

14 de Junho 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue, celebrado hoje, com uma ação de solidariedade no Banco de Sangue do Hospital de Braga. O Conselho de Administração da ULS de Braga deu o exemplo ao arregaçar as mangas e doar sangue, promovendo a causa e incentivando a comunidade a participar.

Desde cedo, o Banco de Sangue do Hospital de Braga viu uma grande adesão de utentes prontos para doar sangue. Entre eles, estavam muitos estreantes, que aproveitaram a data especial para realizar a sua primeira doação, e também dadores regulares que conhecem bem o processo e elogiam a sua eficiência.

António Marques, Diretor do Serviço de Imunohemoterapia da ULS de Braga, destacou a importância contínua das doações de sangue para assegurar o tratamento adequado dos pacientes. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reforçar a nossa reserva de sangue. É importante que os nossos dadores habituais continuem a vir ao Banco de Sangue do Hospital de Braga dar este precioso contributo, que pode fazer a diferença e salvar vidas.”, afirmou.

Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, também realçou a importância da ação. “Um gesto tão pequeno e de forma tão rápida pode, realmente, fazer a diferença na vida de uma pessoa. Hoje, o Conselho de Administração da ULS de Braga fez questão de dar o exemplo e começar o dia de forma diferente, num momento em que a nossa instituição precisa de mais dádivas, para poder continuar a garantir a resposta às necessidades dos utentes da região.”

O Banco de Sangue do Hospital de Braga regista, anualmente, cerca de 7000 dádivas de sangue, garantindo a autossuficiência da instituição em termos de sangue e plaquetas. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas perto de 3000 dádivas, um número positivo, mas que ainda precisa ser aumentado para atender à demanda contínua.

A celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue reforça a importância das doações regulares e o impacto significativo que um simples gesto pode ter na vida de muitas pessoas.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights