Desde cedo, o Banco de Sangue do Hospital de Braga viu uma grande adesão de utentes prontos para doar sangue. Entre eles, estavam muitos estreantes, que aproveitaram a data especial para realizar a sua primeira doação, e também dadores regulares que conhecem bem o processo e elogiam a sua eficiência.
António Marques, Diretor do Serviço de Imunohemoterapia da ULS de Braga, destacou a importância contínua das doações de sangue para assegurar o tratamento adequado dos pacientes. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reforçar a nossa reserva de sangue. É importante que os nossos dadores habituais continuem a vir ao Banco de Sangue do Hospital de Braga dar este precioso contributo, que pode fazer a diferença e salvar vidas.”, afirmou.
Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, também realçou a importância da ação. “Um gesto tão pequeno e de forma tão rápida pode, realmente, fazer a diferença na vida de uma pessoa. Hoje, o Conselho de Administração da ULS de Braga fez questão de dar o exemplo e começar o dia de forma diferente, num momento em que a nossa instituição precisa de mais dádivas, para poder continuar a garantir a resposta às necessidades dos utentes da região.”
O Banco de Sangue do Hospital de Braga regista, anualmente, cerca de 7000 dádivas de sangue, garantindo a autossuficiência da instituição em termos de sangue e plaquetas. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas perto de 3000 dádivas, um número positivo, mas que ainda precisa ser aumentado para atender à demanda contínua.
A celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue reforça a importância das doações regulares e o impacto significativo que um simples gesto pode ter na vida de muitas pessoas.
NR/HN/PR
0 Comments