Em comunicado, a ASAE esclareceu que durante a operação de fiscalização “Calambria”, direcionada a estabelecimentos com atividades diversas, foram suspensos dois estabelecimentos, designadamente um talho e uma mercearia, por falta de requisitos de higiene.
“Foram ainda apreendidos cerca de 200 quilos de géneros alimentícios (produtos cárneos, hortofrutícolas e azeitonas) por falta de rotulagem e uma balança, por falta de controlo metrológico, num valor aproximado de 1.400 euros”, refere a mesma nota.
No total, segundo a ASAE, foram fiscalizados 158 operadores económicos, tendo sido instaurados 66 processos de contraordenação.
Entre as principais infrações estão a falta de requisitos de higiene, a falta rotulagem em produtos cárneos e hortofrutícolas, a falta de afixação de preços em montras, a falta de implementação de plano HACCP, falta de mera comunicação prévia, a existência de extintores com prazo de validade ultrapassado, a falta de tabela de preços, incumprimentos diversos relativos ao livro de reclamações, entre outras.
LUSA/HN
0 Comments