Saúde Pública: ENSP NOVA apresenta recomendações esta terça-feira

8 de Julho 2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, em articulação com mais de 80 organizações parceiras do setor público, social e privado e especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, apresenta, no dia 9 de julho, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o White Paper 'Liderar o caminho para um Futuro Saudável - Inovação ao serviço da Saúde Pública'.

Este documento identifica as áreas prioritárias de ação e apresenta recomendações e medidas concretas para um futuro mais saudável. O evento vai contar com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Tendo como ponto de partida quatro grandes desafios transversais a vários setores e com impacto direto na saúde – alterações climáticas, envelhecimento populacional, capacidade de resistência dos sistemas de saúde às ameaças e emergências de saúde pública e o contexto de um crescimento económico lento e de inflação –, e depois de identificadas quatro grandes áreas de intervenção prioritária – políticas e sistemas saudáveis, comunidades saudáveis, força de trabalho saudável e saúde sustentável –, o White Paper enumera e descreve as principais medidas e ações capazes de lhes dar resposta.

O documento, concretizado graças ao envolvimento e colaboração de dezenas de parceiros, académicos e membros da comunidade que responderam ao repto da Escola Nacional de Saúde Pública, combina conhecimentos teóricos e práticos e permite a criação de um cenário e de uma agenda para a saúde pública nos próximos anos, que configura um compromisso com um futuro mais saudável e sustentável para as comunidades e para as pessoas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

ACSS projeta que o SNS tenha mais 60 mil trabalhadores em 2030

 A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) estima que o SNS ultrapasse os 210 mil trabalhadores em 2030, mais 60.894 do que em 2023, e alerta que o atual modelo de prestação de cuidados “sobrecarrega” os profissionais.

MAIS LIDAS

Share This